dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Tecnologia  
Fundação ABC apresenta Sistema de Monitoramento Agrometeorológico (SMA) à Aprosoja
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Aprosoja
30/06/2015

O gerente-geral e coordenador de pesquisa da Fundação ABC, Eltje Jan Loman Filho, apresentou na última sexta-feira (26) à Diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) o SMA – Sistema de Monitoramento Agrometeorológico.
 
A ferramenta, desenvolvida pela entidade na cidade de Castro (Paraná), monitora diariamente o clima e possibilita, a partir de análise prévia, as tomadas de decisões dos produtores rurais.
 
“O programa começou há 12 anos com a ideia de entender mais o clima e monitorá-lo para também gerar uma base de dados. Hoje, com esse entendimento e com base em modelos matemáticos, é possível, por exemplo, prever o aparecimento de ferrugem na soja. Assim, o sistema é usado na tomada de decisão do produtor ou do assistente técnico, se eles vão aplicar ou não um produto e que produto será esse”, explica Loman Filho.
 
Além do SMA, o gerente-geral da Fundação ABC apresentou o SID – Sistema de Informações de Doenças e Pragas. “O SID acompanha diretamente no campo, coletando dados e dando alertas de onde a doença está e qual a severidade dela. Somando esse sistema com o Agrometeorológico, é possível cruzar as informações e decidir se naquela região será feita uma aplicação simples ou se é melhor segurar. E isso pode representar, muitas vezes, uma redução no gasto”, diz o gerente-geral da Fundação ABC.
 
Para o diretor técnico da Aprosoja, Luiz Nery Ribas, as ferramentas podem otimizar, a médio prazo, a produção em Mato Grosso. “Os formatos dos sistemas da Fundação ABC nos chama atenção porque são possíveis aqui. Todas essas ferramentas só vêm ao encontro do que estamos discutindo nesses 10 anos de entidade, que é o manejo do sistema produtivo. São sistemas para fazer uma agricultura mais sustentável e não só baseando-se no perfil do solo. Não são fatores isolados, muito pelo contrário, otimizam a safra”, avalia.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada