dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Nutrição vegetal      
Fixação Biológica do Nitrogênio resulta em uma economia de divisas de 12 bilhões de dólares para o país
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Newslink
30/06/2015

O VII Congresso Brasileiro de Soja (VII CBSoja) abordou na última quinta-feira (25) os principais aspectos da fixação biológica do nitrogênio (FBN). A programação contou com palestras de dois importantes nomes no cenário internacional, que retrataram a importância econômica da fixação de nitrogênio para seus respectivos países, o Dr. Alejandro Perticari, da Argentina e a Dra. Elena Beyhaut, do Uruguai. Para complementar o ciclo de palestras, o Congresso contou ainda com a participação da palestrante Dra. Mariângela Hungria, da Embrapa Soja, que apresentou os diversos aspectos do uso de inoculantes no Brasil.

O evento, realizado entre os dias 22 e 25 de junho, ocorreu no Centro Sul em Florianópolis, Santa Catarina. O Congresso foi promovido e realizado pela Embrapa Soja e é o principal evento no Cone Sul envolvendo todo o complexo-soja brasileiro e teve como objetivos a discussão com todos os participantes da cadeia produtiva dos problemas, as possíveis soluções e as tendências do agronegócio da Soja no Brasil e no mundo.

O consultor Solon Araújo, da Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII) que esteve presente no congresso ressaltou alguns pontos da palestra. “Foi reforçado que a reinoculação, ou seja, a nova inoculação a cada cultivo resulta em aumentos médios de 8% no rendimento da soja. Por isso a necessidade de usar inoculante anualmente, em todos os plantios de soja”.

Outro assunto abordado foi a técnica de pré-inoculação das sementes. A pesquisadora Mariângela ressaltou que o procedimento está em plena evolução, mas que deve ser encarado com restrições, pois a mortalidade ainda é muito grande e o número de bactérias que chegam ao solo é muito baixo para uma boa nodulação. A pesquisadora recomenda que os agricultores enviem amostras das sementes para análise no Embrapa Soja, para ter certeza do que estão aplicando em sua lavoura.

E por fim, foi enfatizado que o nitrogênio mineral aplicado em soja se constitui em um desperdício financeiro, pois mesmo para produtividades acima de 5.000 kg/ha a aplicação deste fertilizante não resulta em aumento de produtividade, desde que haja uma boa inoculação. A pesquisadora ressaltou a importância econômica da FBN para o país, que resulta em uma economia anual de divisas de 12 bilhões de dólares.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada