dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade  
Brasil não tem dados precisos sobre o uso da água na agricultura
A afirmação é do especialista Fernando Tangerino Hernandes, professor da UNESP em Ilha Solteira, SP
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Web Rádio Água
16/07/2015

Nesta semana, o Professor Fernando Tangerino Hernandes, da UNESP em Ilha Solteira, afirma que o Brasil não tem dados precisos sobre o uso da água pela agricultura, industria, energia e abastecimento. Segundo o pesquisador, os cálculos não levam em conta o chamado “uso consultivo da água”.

“É necessário você quantificar, saber quanto se precisa em cada lavoura. A água tem que ser diferenciada no que é uso consultivo e o que não é. O uso consultivo pressupõe que essa água não se perde, ela está dentro de um ciclo. Então essas informações de captação de água ou uso da água, acho que poderiam ser melhor utilizadas como forma de planejamento dos nossos recursos hídricos para buscar a tão desejada segurança hídrica”.

O pesquisador explica porque boa parte da água utilizada na agricultura permanece no ciclo e não se perde:

“A água utilizada é aquela captada menos o que foi devolvida. No saneamento tem-se a captação de água e a devolução dessa água. Então aparece como se o consumo de água fosse menor, mas quando ela é devolvida é suja. Já na agricultura, o volume de água é contabilizado todo aquele captado. Porque não se considera o uso consultivo como deveria ser. Porque a rigor, toda água captada para irrigação é colocada no solo. Parte dessa água vai ser transferida para a atmosfera em forma de evapotranspiração. Muda de estado liquido para estado gasoso e vai cair em algum lugar na forma de chuva. Outra parte dessa água vai ficar no solo ou alimentando o lençol freático”.

Tangerino Hernandes, defende que a crise sirva para aprimorar dados de consumo e não para condenar atividades produtivas:

“É fato que para se fazer uma agricultura de alto nível é necessário um volume expressivo de água, assim como para gerar energia elétrica. Agora a exploração desses números em momento de crise hídrica traz interpretações inadequadas que não contribuem para a busca da segurança hídrica”.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Recursos Hídricos
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada