dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Tecnologia  
Uso de novas tecnologias é caminho para recuperação das usinas de cana-de-açúcar
Melhoria da produtividade é o foco do segundo dia do VII Simpósio Tecnologia de Produção de Cana-de-Açúcar, que vai até amanhã, em Piracicaba (SP)
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Texto Assessoria
17/07/2015

Uma das novas tecnologias destacadas para ajudar a atividade a aumentar a rentabilidade sem representar elevação dos custos operacionais é o uso da palha da cana para a cogeração de energia elétrica. O tema foi abordado pelo Dr. João Luis Nunes Carvalho, pesquisador da CTBE. Para Carvalo, apostar na cogeração é fundamental para que as usinas comecem o processo de recuperação: “Se pegarmos as empresas que cogeram energia e as que não cogeram, nós conseguimos definir quem está pagando as contas em dia e quem não está”, afirmou.

O pesquisador do CTBE ressaltou que tem havido maior preocupação econômica na exploração da palha pela indústria. Mas ele lembrou que deve haver ponderação. Ao retirar toda a palha da cana-de-açúcar do solo, há grande possibilidade de perdas na produtividade das próximas safras. “É preciso fazer análise técnica, econômica e ambiental para esse subproduto voltar como recursos para o gestor desse negócio”, lembrou.

Carvalho também frisou que é importante observar as características de cada região para, então, verificar se a palha deve ou não ser retirada e em que quantidade. “A palha é um recurso que devemos usar com sabedoria e a favor do agronegócio”, finalizou.

No mesmo painel sobre novas tecnologias, o engenheiro agrônomo Luiz Paiva falou sobre o uso de vinhaça concentrada na adubação da cana-de-açúcar. Segundo ele, a utilização da técnica é de grande importância para contribuir para o aumento da produtividade. Além de proporcionar mais eficiência logística e de transporte, é possível usar o potássio de forma mais racional e há ainda a possibilidade de reciclar o potássio em 100% da área colhida. “Assim como no caso da palha, a vinhaça concentrada é um grande benefício que o setor pode colher”. Para Paiva, fazer uso da vinhaça concentrada é uma saída para que as empresas gerarem dinheiro novo.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada