dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agroecologia    
Projeto agroecológico ganha força
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fernando Sinimbu, Embrapa Meio-Norte
24/07/2015

O projeto Promoção da inovação agroecológica nos territórios da região Meio-Norte deu o primeiro passo efetivo com a oficina Soluções para produção de melancia na agricultura familiar. O evento, realizado nesta quarta-feira 22, no município de Jatobá do Piauí, a 134 quilômetros ao norte de Teresina, fincou a bandeira da pesquisa participativa na região como processo de inovação tecnológica para o agricultor familiar. O projeto é a base do Núcleo de Agroecologia da Embrapa Meio-Norte, que tem como principais eixos a atuação em redes colaborativas multi-institucionais, promoção de processos de transição agroecológicas em agrossistemas e formação e disponibilização de conhecimentos.

Palestra, mesa-redonda, debate propositivo e a elaboração de um plano de trabalho sobre produção de melancia em sistema orgânico, marcaram a programação da oficina, que teve a participação de 24 pessoas entre técnicos, produtores e representantes dos poderes executivo e legislativo do município. Na palestra, o pesquisador Cândido Athayde Sobrinho apresentou um laudo de avaliação de pragas e doenças na cultura da melancia produzida em Jatobá do Piauí, no território dos carnaubais. A mesa-redonda discutiu os principais desafios à produção de melancia.

Durante o evento, foi formado um comitê gestor participativo do projeto, reunindo pesquisadores e analistas da Embrapa Meio-Norte, técnicos e produtores da região. O comitê vai trabalhar o planejamento e a execução de um plano de trabalho voltado à reestruturação produtiva da agricultura familiar e promoção da produção em base agroecológica no município de Jatobá do Piauí. Além do líder do projeto, analista Francisco Kim Oliveira, participaram da oficina o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Meio-Norte, Flávio Blanco; e o prefeito Dalberto Rocha.

O município de Jatobá do Piauí é o maior produtor de melancia do Estado e se destaca também no Nordeste. Mesmo com essa boa performance na produção de frutas, Jatobá do Piauí tem o Índice de Desenvolvimento Humano baixo, apenas 0,587, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD -. Desmembrado de Campo Maior, o município foi criado em 14 de dezembro de 1995, com uma área de 663,797 quilômetros quadrados, e tem hoje uma população de pouco mais de quatro mil habitantes, segundo o IBGE.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada