dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Para Download    
Embrapa lança novas cartilhas para orientar produção de caprinos e ovinos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Adilson Nóbrega, Embrapa Caprinos e Ovinos
27/07/2015

A Embrapa lançou um novo conjunto de cartilhas destinado a orientar aspectos considerados relevantes para a produção de caprinos e ovinos no Brasil. O material, disponível para acesso e download gratuito, traz recomendações sobre controle de verminose, forrageiras para alimentação dos rebanhos, compostagem de resíduos e terminação de cordeiros.

"Controle de verminose em caprinos e ovinos" é um guia prático que ajuda a identificar os principais sintomas de contaminação por parasitoses e a aplicar o controle integrado recomendado pela Embrapa. A cartilha traz recomendações sobre a seleção de animais para tratamento, aplicação correta dos vermífugos e cuidados importantes com instalações e manejo, para reduzir a verminose e outros problemas sanitários nos rebanhos.

A cartilha "Opções e estabelecimento de plantas forrageiras cultivadas para o semiárido brasileiro" aborda informações para formação de pasto e capineira, com recomendações para o preparo das áreas e plantio. A obra traz indicações para a escolha de forrageiras adequadas e fala sobre aspectos práticos do manejo de pastagens e capineiras, como adubação, corte, feno e silagem.

Um destino ambientalmente adequado para as carcaças de animais mortos e outros resíduos orgânicos da produção é o ponto central da cartilha "Compostagem de resíduos de produção e abate de pequenos ruminantes". Nela, produtores rurais, agroindústrias, frigoríficos e abatedouros, podem ter informações sobre a técnica que permite aproveitar os resíduos para a formação de um composto que pode servir como fertilizante orgânico.

Já "Produção de Ovinos de Corte: Terminação de Cordeiros no Semiárido" trata dos sistemas de terminação (engorda) em confinamento e em pastagem, com recomendações para o manejo dos animais voltados para produção de carne. Entre elas, os cuidados com identificação dos animais, fornecimento de rações, vacinação, vermifugação, acompanhamento dos índices zootécnicos e dos custos de produção.

As cartilhas são uma iniciativa do programa Rota do Cordeiro, desenvolvido pela Embrapa em parceria com o Ministério da Integração Nacional, Codevasf e parceiros locais no semiárido brasileiro. O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento de regiões tradicionalmente produtoras de caprinos e ovinos, estimulando a produção agropecuária e suas potenciais interfaces com turismo, gastronomia e outras atividades. Cópias do material serão distribuídas aos técnicos e produtores rurais integrantes do programa, que já atua no Ceará e Piauí.

Para baixar as cartilhas
"Controle de verminose em caprinos e ovinos"

"Opções e estabelecimento de plantas forrageiras cultivadas para o semiárido brasileiro

"Compostagem de resíduos de produção e abate de pequenos ruminantes"

"Produção de Ovinos de Corte: Terminação de Cordeiros no Semiárido"

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada