dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Publicações    
IMAmt lança Boletim de P&D sobre bicudo no 10º CBA
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
AMPA
27/07/2015

O 10º Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), que será realizado em Foz do Iguaçu (PR) em setembro, será palco de lançamento de várias publicações, entre elas, o Boletim de P&D do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) sobre aquela que é considerada a praga-chave da cotonicultura nacional: "O bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis BOH., 1843) nos cerrados brasileiros: Biologia e medidas de controle".
 
Ao longo de aproximadamente 250 páginas, divididas em sete capítulos, especialistas das principais instituições de pesquisa abordam temas como "História do bicudo no Brasil", "Métodos usados no manejo integrado do bicudo-do-algodoeiro" e "Erradicação do bicudo-do-algodoeiro: como o programa foi conduzido nos Estados Unidos". Este último artigo foi escrito por Charles T. Allen, da Texas A&M Agrilife Research and Extension Center.
 
"O Brasil tem de conviver com essa praga e o produtor de algodão tem de manejá-la de tal forma que não cause prejuízos significativos à cultura, e que esse controle seja economicamente viável", afirma o pesquisador do IMAmt, Jean Louis Belot, editor técnico do Boletim de P&D, no texto que abre a publicação. Belot também assina o último capítulo do Boletim: "Os trabalhos financiados e/ou conduzidos em Mato Grosso pelos produtores de algodão sobre o bicudo-do-algodoeiro".
 
A edição número 2 do Boletim de P&D conta com artigos dos seguintes pesquisadores: José Ednilson Miranda, Sandra Maria Morais Rodrigues, Francisco de Sousa Ramalho, José Bruno Malaquias, Liziane Maria Lima e Roseane Cavalcanti dos Santos (da Embrapa Algodão); Rosália Azambuja e Paulo Eduardo Degrande (ambos da Universidade Federal da Grande Dourados); Edison Ryoiti Sujii, Carmen S.S. Pires, Rose Monnerat, Morganna Pollynne Nóbrega Pinheiro e Carliane Rebeca Coelho da Silva (da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia); Walter Jorge dos Santos (Instituto Agronômico do Paraná – Iapar), Jorge Braz Torres (da Universidade Federal Rural de Pernambuco), Lucia M. Vivan (Fundação MT), Cristina Schetino Bastos (da Universidade de Brasília), Eduardo Moreira Barros e Carlos Marcelo Soares (do IMAmt); e Geraldo Papa e Fernando Juari Celoto (da Unesp – Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira).
 
Os boletins de P&D atendem à nova proposta editorial do IMAmt - definida em conjunto pelos pesquisadores Jean Belot e Patrícia Andrade Vilela, e o diretor executivo Alvaro Salles. A ideia é que temas relacionados ao cultivo do algodoeiro no Cerrado mato-grossense sejam tratados com maior aprofundamento e pelos melhores especialistas de cada área. A realização do Boletim de P&D tem apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada