dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Manejo    
Poda de inverno e manejo de frutíferas é tema de dia de campo em MG
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
EPAMIG
28/07/2015

Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) vão explicar sobre poda de inverno em frutíferas e manejo de pragas e doenças no pomar, durante o 5º Dia de Campo de Fruticultura, que será realizado no dia 6 de agosto, no Campo Experimental da EPAMIG, em São João del-Rei.

Serão demonstradas técnicas de poda em árvores como macieira, figueira, videira a fim de assegurar boa produtividade. "São técnicas de baixo custo, que auxiliam no crescimento da planta e influenciam diretamente na produtividade. “Esse tipo de poda promove o equilíbrio entre a parte vegetativa e produtiva da planta. São cortados ramos doentes, mortos, mal posicionados e que produziram na safra passada”, explica o pesquisador da EPAMIG, Paulo Norberto.

O pesquisador alerta ainda para o perigo do desconhecimento da técnica “é preciso saber como e quando cortar, considerando as particularidades de cada espécie frutífera. Se retirarmos os ramos ou estruturas produtivas das plantas, toda a produção poderá ficar comprometida”, alerta. O pesquisadores da EPAMIG Vicente de Carvalho e Júlio César de Souza irão explicar sobre os cuidados após a poda para evitar a proliferação de doenças e pragas.

Segundo Paulo, a partir de 2008 foram implantadas Unidades Demonstrativas com fruteiras de clima temperado na região dos Campos das Vertentes. Atualmente, são nove municípios contemplados: São João del-Rei, Tiradentes, Coronel Xavier Chaves, Prados, Resende Costa, Lagoa Dourada, Barroso, Piedade do Rio Grande, Carandaí. "Alguns produtores plantaram videiras, figueiras e outras espécies de frutíferas, em pequenas áreas, para comercialização nos mercados locais", conta.

É o caso da produtora rural Vicentina Ferreira Silva, que diversificou a sua renda, com a produção de doces de figo e outras frutas, em Carandaí. Há três anos ela iniciou o cultivo, a partir de Unidade Demonstrativa, implantada pela EPAMIG, em parceria com Emater. Aos poucos, ela agregou valor à sua marca, Santa Donata, com a confecção de doces cristalizados, recheados com o doce de leite. "O doce de figo é natural, sem conservantes. Comercializo produção caseira na minha região", diz.

A inscrição para o 5º Dia de Campo de Fruticultura é gratuita e pode ser feita no local do evento. Informações: (32) 3379-2649

Figo em Minas
A figueira é uma das frutíferas de clima temperado com potencial cultivo em Minas. O estado é o terceiro maior produtor de figo no Brasil, com uma produção estimada em 5,9 mil toneladas, cerca de 21% do volume nacional. O Sul de Minas produz mais de 95% da produção do estado.

Em 2002 a produtividade média era de 8.733 kg/ha e em 2013 passou para 11.405 Kg/ha. A adoção de tecnologias de cultivo, manejo e poda pode influenciar no aumento da área de cultivo, mas também na sustentabilidade da atividade. De acordo com o Paulo Norberto, o mineiro não tem tradição no consumo de figo maduro e sim do figo verde para confecção de doces. "A figueira é uma planta rústica, com grande potencial de adaptação. Na maioria das regiões mineiras pode-se cultivar", explica.

Serviço
5º Dia de Campo de Fruticultura
Dia: 6 de agosto de 2015
Horário: De 8h às 12h
Local: Campo Experimental Risoleta Neves – Av. Visconde do Rio Preto, s/n,
Campus da UFSJ - CTAN

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada