dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar    
Novas tecnologias e publicações são apresentadas na Agrifam
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Paula Rodrigues, Embrapa Hortaliças
28/07/2015

Os visitantes da 12ª edição da Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), que acontece de 31 de julho a 02 de agosto, em Lençóis Paulista/SP, terão a oportunidade de conferir soluções tecnológicas para aprimorar a irrigação e a pós-colheita de hortaliças e conhecer espécies de hortaliças tradicionais para diversificação da renda. Além disso, durante o evento, será lançado o livro "Produção de hortaliças para agricultura familiar", que reúne informações sobre as boas práticas agrícolas em cada etapa da cadeia produtiva, desde a produção de sementes até a comercialização.

Em relação à pós-colheita, será apresentado o Grupo de Caixas Embrapa, recentemente lançado pela Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) para facilitar a comercialização e reduzir as perdas de produtos. "Composto por quatro caixas de diferentes tamanhos, as embalagens são paletizáveis e, por isso, facilitam o transporte em empilhadeiras", explica a pesquisadora Rita Luengo. Além disso, os cantos arredondados e a superfície interna lisa evitam a ocorrência de danos mecânicos e contribuem para a manutenção da qualidade das hortaliças.

Zelar pela qualidade também é o objetivo da Estação de Trabalho, composta pela mesa para seleção de hortaliças, pelo carrinho de transporte e pela Unidade Móvel de Sombreamento, que protege os produtos recém-colhidos do sol. "A exposição solar, mesmo que por períodos curtos, acelera a desidratação e o amadurecimento, tornando as hortaliças mais suscetíveis à podridão e menos atraentes para o consumidor", explica a pesquisadora Milza Lana. Do ponto de vista da saúde do agricultor, o equipamento funciona como uma barreira que o protege da exposição prolongada ao sol e minimiza riscos de doenças como câncer de pele e catarata.

Já o equipamento Irrigas®, que foi desenvolvido para auxiliar o agricultor no manejo diário da irrigação, indica a umidade do solo, evita regas desnecessárias e reduz, em até 30%, a aplicação de água na lavoura. "Quando se molha em excesso, além do desperdício de água, aumenta-se a ocorrência de doenças e o uso de defensivos químicos, que encarecem o custo de produção e causam dano ambiental", explica a agrônoma Flávia Clemente.

Para os agricultores familiares que não podem investir em sistemas de controle de irrigação mais custosos, como os tensiômetros, o Irrigas® é uma boa alternativa, pois permite o planejamento da irrigação de forma prática e barata. "A irrigação é uma prática agrícola fundamental para a garantia da produtividade, principalmente no cultivo de hortaliças, que são muito exigentes em água", pondera Flávia.

Hortaliças tradicionais como araruta, peixinho, mangarito e ora-pro-nobis também serão apresentadas para o público da Agrifam. O cultivo dessas espécies é incentivado, principalmente na agricultura familiar, porque promove diversificação de renda e maior segurança alimentar para as comunidades rurais.

Com o objetivo de informar o agricultor familiar sobre os conhecimentos técnicos e as soluções tecnológicas em prol de um maior desenvolvimento agrícola, a Agrifam é organizada pela Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo), que estima, para 2015, um público de 30 mil pessoas e um volume de negócios de R$ 20 milhões.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada