dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Para Download  
ILPF é destaque em livro da Embrapa
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Christiane R. Congro Comas, Embrapa Agropecuária Oeste, e Kátia Marsicano, Embrapa Informação Tecnológica
30/07/2015

No mês de julho, foi realizado o lançamento da publicação Integração Lavoura-Pecuária-Floresta - ILPF, que veio para complementar a coleção 500 Perguntas 500 Respostas, editada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). A organização do livro foi realizada pela Embrapa Cerrados (Planaltina/DF), em parceria com mais de 80 profissionais de inúmeras Unidades da Embrapa.

A Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) também participa da publicação, por meio de dez profissionais da equipe de pesquisa que são autores de diversas respostas descritas no livro: Alceu Richetti, Danilton Flumignam, Fábio Martins Mercante, Germani Concenço, Gessi Ceccon, Guilherme Lafourcade Asmus, Júlio Cesar Salton, Luis Armando Zago Machado, Michely Tomazi e Rômulo Penna Scorza Junior.

Elaborado em forma de perguntas e respostas, a obra reúne uma série de informações sobre os sistemas ILPF, sua importância, formas de implantação, benefícios, particularidades regionais e principais mecanismos de ampliação da sua adoção em todo o território brasileiro. Organizado em capítulos que visam facilitar o entendimento da técnica, a partir de exemplos de práticas, de manejos e de experiências desenvolvidas em diferentes biomas. Análise econômico-financeira e transferência de tecnologias de ILPF também mereceram destaque em capítulos específicos sobre o assunto.

Além de produtores, extensionistas, pesquisadores e estudantes, a publicação atende a empresários rurais e formadores de opinião interessados em conhecer e/ou adotar adequadamente esse tipo de sistema. O livro esclarece, por exemplo, quais são os itens financiáveis e as condições para acessar linhas de crédito para projetos de ILPF, bem como as estratégias que podem contribuir para o desenvolvimento rural local e regional. Custos de produção, controle de gastos, limitações econômicas para implementação de ILPF também são assuntos abordados no novo título da coleção.

Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados, Lourival Vilela, um dos editores técnicos da obra, a adoção do sistema ILPF hoje no Brasil está em expansão, mas ainda é preciso avançar. Ele explica ainda que a ILPF faz parte do que se pode chamar de transição ecológica, ou seja, a substituição da monocultura pela diversidade de cultivos. "No cerrado, por exemplo, em pleno período de seca, é possível produzir carne. Isso significa que há garantia de alimento para o gado, sem perda de peso", garante. "Além disso, o sistema representa um ambiente bastante favorável, com conforto térmico para os animais".

O lançamento aconteceu durante a abertura do Congresso Mundial de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (WCCLF), realizado em Brasília, em meados de julho.
Além da versão impressa, a publicação 500 Perguntas 500 Respostas ILPF já está disponível em e-book (nos formatos ePub e PDF), permitindo a leitura da publicação também em celulares, notebooks e tablets. Faça aqui o download gratuito do e-book.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada