dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal      
Pesquisadores da EPAMIG identificam primeira ocorrência da cochonilha-vermelha-do-cafeeiro em Minas Gerais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
EPAMIG
30/07/2015

Os pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG - Ernesto Prado, Lenira Santa-Cecília e Paulo Rebelles e agrônomo Eduardo Mosca relataram a primeira ocorrência da cochonilha-vermelha-do-cafeeiro, em lavouras do estado de Minas Gerais. A praga, encontrada no município de João Pinheiro (MG) em setembro de 2014, foi identificada no laboratório de Controle Biológico de Pragas da EPAMIG/EcoCentro em Lavras. “Havia apenas um relato desse inseto no estado de São Paulo, em 1919. Desde então, nenhuma nova ocorrência havia sido registrada”, informa Lenira Santa-Cecília.

O inseto atua sugando a seiva do café, podendo ser encontrado em botões florais, chumbinhos e brotações, onde a cochonilha desenvolve uma produção de teias. As plantas atingidas podem apresentar queda de chumbinho e frutos. Nestas situações são necessárias medidas de controle da praga. O monitoramento da lavoura também deve ser adotado de forma a evitar proliferação das ocorrências.

A pesquisadora Lenira Santa-Cecília explica que o nível de infestação das amostras foi baixo e que, por isso, nenhuma medida de controle foi necessária. “A cochonilha foi encontrada em botões florais, chumbinhos e brotações em um baixo nível de infestação. O ataque da praga foi considerado sem importância econômica e restrito a algumas plantas do talhão, não prejudicando a lavoura”, afirma.

Os relatos sobre a incidência da cochonilha-vermelha-do-cafeeiro foram publicados na revista CheckList – The Journal of Biodiversity Data, de 14 julho de 2015.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada