dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Manejo Pecuário      
O futuro da produção de leite passa pela especialização
Facilidade de uso de equipamentos automatizados, inteligência artificial, comunicação em rede e o acesso a um grande volume de informações pela internet gera diferencial
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Carolina Rodrigues Pereira, Embrapa Gado de Leite
31/07/2015

A falta de mão de obra rural não indica o desaparecimento de trabalhadores para as atividades de campo, mas a mudança de perfil desses profissionais. Segundo o diretor do Instituto Ouro Verde (Alta Floresta/MT), Luis Fernando Laranja, "não se trata do número de pessoas disponíveis para trabalhar na roça hoje e no futuro, mas do tipo de pessoas que farão as atividades cotidianas nas fazendas". Além disso, o aumento da produtividade de cada trabalhador gerado pela adoção de tecnologias e ferramentas de gestão reduz a necessidade de mão de obra e gera oportunidade de contratação de pessoal mais qualificado. Laranja define quatro fatores fundamentais para essa transformação: educação, internet, automação e busca por qualidade de vida.

O executivo e produtor rural faz referência à escolarização de crianças até mesmo em localidades mais isoladas. "Você achar um caboclo jovem hoje no campo que não frequentou a escola é quase impossível. Isso até em comunidade extrativista de castanha no Pará ou no sertão de Sergipe. O pai, que não estudou, tem uma cabeça. O filho tem outra", explica. O desenvolvimento intelectual faz com que o jovem vislumbre outras oportunidades de trabalho, melhor remuneradas e mais especializadas.

A facilidade de uso de equipamentos automatizados, inteligência artificial, comunicação em rede e o acesso a um grande volume de informações pela internet gera outro diferencial. "Vi uma vaca com nove badulaques pendurados, que enviavam dados para o celular. É coisa do demônio! Mas o moleque que faz a gestão da informação na fazenda fica doido com isso!", comenta Laranja. Esse jovem também passa a ser atraído pela qualidade de vida no campo, onde a violência é menor e a infraestrutura está cada vez melhor, com água encanada, energia elétrica e internet.

O novo cenário também soma pontos na sucessão familiar, porém o produtor ainda se prepara pouco para o processo. Em pesquisa realizada no Vale do Taquari (RS), 45% dos produtores não haviam pensado em sucessão e, dentre os que já tinham a questão em vista, 65% desconsideravam a hipótese de ser sucedido por filhas mulheres, apesar de o universo de herdeiros do sexo feminino ser maior no grupo pesquisado.

Os dados foram apresentados pelo consultor em pesquisas e gestão empresarial Lucildo Ahlert, que chamou atenção para uma predominância de sucessão por herança. A transmissão de responsabilidades tardia tem como consequência o despreparo para a função. "Desde cedo, é preciso que os filhos aprendam a assumir compromissos na propriedade, tenham a criatividade desenvolvida e se interessem pelo incremento tecnológico da propriedade rural. Mas, claro, desde que demonstrem interesse pela sucessão. O jovem já tem maturidade para começar a ser preparado com 18 anos", diz Ahlert.

Ele defende a visão de negócio para que os filhos de produtores enxerguem a oportunidade profissional. Isto contempla gestão compartilhada; pagamento de pró-labore, que não deve ser um salário fixo, já que os rendimentos da produção oscilam; e formalização do acordo sucessório, extinguindo possíveis brigas por herança. "O filho precisa saber o limite de gastos do empreendimento rural. A relação não deve ser de pai e filho, mas de parceiros no negócio", define Ahlert.

Laranja e Ahlert participaram da 13ª edição do Congresso Internacional do Leite, que começou ontem no teatro da Fiergs, em Porto Alegre – RS. É realizada pela Embrapa em parceria com o Instituto Gaúcho do Leite (IGL). Tem patrocínio de SEBRAE, SICREDI, Tetra Pak, OCB, Emater-RS, CNPq, CAPES, Ministério da Educação, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Conta, ainda, com o apoio de Balde Branco, Feed & Food, Milkpoint, AFUBRA, SESCOOP, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Famurs, AGL.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Pecuária Leiteira
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada