dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar      
Criatividade na produção de mel representa economia ao produtor
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Carolina Mazzaro, Emater-DF
31/07/2015

O trabalho no campo muitas vezes envolve não apenas produzir alimento, mas também ser inventor. Seja pelo fato de o mercado não possuir uma ferramenta ou cobrar um preço alto, o produtor transforma materiais de fácil acesso em ferramentas de trabalho.

Esse é o caso do apicultor Eliseu Sérgio Pires, que há pouco mais de um ano iniciou a atividade já adotando formas mais econômicas e mais eficientes com o apoio da Emater-DF. As caixas são feitas de madeira reaproveitada e com o fundo fixo, diferente das caixas tradicionais usadas na atividade. O cavalete é feito de vergalhão, no lugar de ferro ou chapa, e o sistema que evita a invasão de formigas na colmeia, é feito de garrafa pet com lã de ovelha ou algodão.

No caso da caixa, por exemplo, o produtor pode ter uma economia de R$ 50 a R$ 100 em cada uma. O uso do vergalhão também gera uma economia de 50%.

Essas técnicas para produção garantem mais economia e melhor manejo e têm sido aperfeiçoadas pela humanidade há muitos anos. Mas sempre há algo novo que possa ser incorporado para produzir mais mel em menos tempo. "A apicultura está sempre nos desafiando a mudar, inovar, criar e adaptar", diz o extensionista rural da Emater-DF, Névio Guimarães.

"É no dia a dia da atividade que observamos o que precisamos alterar para melhorar a produção", complementa Eliseu. Hoje, ele possui entre 55 a 60 caixas habitadas por abelhas e espera, até o final do ano, obter 100. Para isso, ainda continua inovando e adaptando. No lugar das telhas tradicionais nas colmeias, ele utiliza latões cortados pela metade, o que evita que outros animais façam ninhos na caixa das abelhas.

Tecnologias adaptadas
Para facilitar o trabalho e a qualidade de vida nas propriedades rurais, a Emater divulga todos os anos, na AgroBrasília, tecnologias adaptadas em um estande no Espaço de Valorização da Agricultura Familiar, onde técnicos mostram como materiais facilmente encontrados nas propriedades rurais se transformam em ferramentas úteis e com baixo custo de fabricação.
No site da Emater-DF é possível acessar o passo a passo de como fazer algumas dessas tecnologias. Confira aqui.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada