dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal    
Pesquisa do Incaper pretende melhorar qualidade da alface e reduzir uso de agrotóxicos na cultura
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Incaper
04/08/2015

Melhorar a qualidade da alface na região serrana do Espírito Santo, de maneira a reduzir a incidência de pragas e doenças, é o principal objetivo do projeto de pesquisa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Por meio desse projeto, pretende-se reduzir o uso de agrotóxicos na cultura.

O projeto, intitulado “Influência de diferentes sistemas de cultivo sobre a produção de alface de qualidade ao longo de todo o ano na região serrana do Espírito Santo”, foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e é coordenado pelo pesquisador do Incaper em Fitotecnia e Manejo de Olerícolas, Luiz Fernando Favarato.

“O objetivo do projeto consiste em avaliar a influência de diferentes sistemas de cultivo de alface, em épocas distintas, sobre o desempenho produtivo e sobre a incidência de pragas e doenças, possibilitando a produção de alface de qualidade ao longo de todo o ano na região serrana do Espírito Santo”, explicou o pesquisador.

Ele disse que entre os principais resultados esperados desse projeto, além da definição de um sistema de cultivo de alface que garanta a produção eficiente e com qualidade ao longo de todo o ano, é a redução da aplicação de agrotóxicos na cultura e agregação de conhecimento para a adoção de boas práticas agrícolas nessa cultura.

“Pretendemos reduzir os impactos ambientais e sobre o ser humano com a melhoria do ambiente de cultivo para a cultura, e desfavorável para a proliferação de doenças. Também pretendemos melhorar as práticas de produção, com a melhoria da eficiência do uso da água. Queremos contribuir para que o agricultor ofereça para o consumidor um alimento de elevado padrão de qualidade e seguro, ampliando seu consumo”, disse Luiz Fernando. O pesquisador também afirmou que o projeto pretende agregar valor ao produto com a garantia de segurança do alimento dentro dos padrões estabelecidos pelas normas nacionais.

A capacitação de técnicos e agricultores envolvidos diretamente na cadeia produtiva da cultura da alface está prevista no projeto. “Os resultados obtidos também serão disponibilizados para a comunidade científica e sociedade em geral, por meio de apresentação de resumos expandidos, artigos científicos e meios de comunicação”, destacou Favarato.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada