dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Evento    
Joinville recebe evento sobre Indicação Geográfica
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Epagri
05/08/2015

Profissionais de diversas áreas reúnem-se nos dias 6 e 7 de agosto em Joinville, SC, para participar do IV Workshop Catarinense de Indicação Geográfica. O evento, que será realizado no Anfiteatro da Biblioteca Central da Univille, deve atrair cerca de cem participantes que atuam com diferentes aspectos relacionados à Indicação Geográfica. A programação inclui palestras e apresentação de trabalhos científicos. A Epagri é uma das apoiadoras do evento e também participa com a apresentação de trabalhos.

Palestrantes do Brasil e do exterior vão abordar temas como legislação internacional, proteção jurídica do patrimônio cultural das IGs, gestão, inovação e promoção de ativos territoriais e culturais, papel das instituições no processo de reconhecimento, entre outros. “O evento é a oportunidade de diálogo entre diversos atores, representantes e interlocutores envolvidos nessa temática. Ou seja, uma conversa com múltiplos representantes da comunidade, da academia e dos setores público e privado com objetivos em comum”, destaca Miguel Luciano da Silva, membro da Comissão Organizadora.

Paralela ao evento, a III Mostra de Produtos Tradicionais vai de 3 a 9 de agosto no Shopping Mueller. A exposição, aberta ao público, apresenta produtos tradicionais de Santa Catarina que têm potencial para obter a IG. “Santa Catarina tem uma diversidade cultural gigantesca e muitos produtos que podem ser beneficiados com a Indicação Geográfica, como os visitantes poderão observar na mostra”, afirma Luciano.

Características únicas
O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem. São produtos que apresentam uma qualidade única relacionada a recursos naturais como solo, vegetação e clima e ao saber-fazer da população local. No Brasil, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é a instituição que concede o registro e emite o certificado.

Santa Catarina conta com uma Indicação Geográfica: a do vinho da uva Goethe, cujo registro foi concedido em 2012. O registro do INPI abrange os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Nova Veneza, Içara, Treze de Maio e Orleans e, na prática, significa que as uvas e os vinhos denominados Goethe são típicos dessa região de Santa Catarina e originários desse território.

A Epagri, em parceria com uma série de instituições, trabalha para que o Estado conquiste as IGs de outros produtos, incluindo os vinhos finos de altitude da Serra Catarinense, o Queijo Artesanal Serrano, a erva-mate do Planalto Norte, a banana de Corupá, o queijo kochkaese das regiões de colonização alemã e a ostra de Florianópolis.

Realização
A organização do evento é institucionalizada pela Univille em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC, a Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho de Joinville e a Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme). Conta, ainda, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí-SC, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Furb e do Instituto Nacional da Carne Suína (INCS). Também apoiam o evento o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Ministério da Integração Nacional e a Epagri.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento. As vagas são limitadas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada