dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Recursos Hídricos    
Captação e manejo de água de chuva é tema de oficina
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Agroindústria Tropical
06/08/2015

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Captação e Manejo de Água de Chuva. A oficina será realizada no Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Pau dos Ferros (RN), entre os dias 17 e 21 de agosto. Os interessados poderão se inscrever até o próximo dia 13. A capacitação tem como público-alvo técnicos, pesquisadores, extensionistas, universitários e agricultores do Alto Oeste Potiguar que tenham interesse ou experiência prévia em instalação e manutenção de sistemas de captação e manejo de água de chuva. A capacitação pretende ainda gerar debates e promover conhecimentos sobre as tecnologias sociais de barragens subterrâneas e cisternas de produção.

A ação integra o Projeto Transversal Água, resultado do acordo de cooperação técnica entre a Embrapa e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O projeto atua nos 14 Territórios da Cidadania do Semiárido brasileiro apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Segundo o pesquisador da Embrapa Enio Girão, o tema abordado na capacitação é uma demanda das instituições e das ONGs da região que constroem barragens subterrâneas e cisternas de produção.

O pesquisador afirma que existem maneiras distintas de construir essas tecnologias sociais e que a oficina será uma oportunidade de debater sobre as diferentes metodologias empregadas pela Embrapa e por outras organizações. "É importante que esse espaço de discussão sobre as tecnologias seja criado. Esse relacionamento gera diferentes conhecimentos sobre o tema", enfatiza.

Dentre os temas abordados na capacitação terão destaque conceitos, objetivos, funções, modelos, componentes, potencialidades e limitações de barragens subterrâneas e cisternas de produção. Além disso, também serão tratados aspectos como o manejo de solos e da água de cisterna para o uso humano, vegetal e animal. A capacitação contará com atividades práticas em propriedades rurais onde essas tecnologias já estão sendo instaladas.

Segundo Enio Girão, estima-se que 40 participantes sejam selecionados para a capacitação. Para ele, essa ação viabiliza o planejamento de atividades conjuntas, possibilitando futuras parcerias entre a Embrapa e outras instituições e ONGs que estão realizando ações no território do Alto Oeste Potiguar. "É uma oportunidade de fazer contato com universidades, ONGs e outras instituições que estarão presentes.", ressalta. Outro aspecto importante é o benefício das tecnologias para o agricultor familiar, uma vez que muitos municípios da região estão em fase de racionamento de água.

A capacitação será ministrada pelos pesquisadores da Embrapa Enio Girão, Maria Sônia Lopes da Silva, Flávio Adriano Marques, Luíza Brito e Cláudio Nogueira, técnico em agropecuária da Cooperativa Mista de Trabalho e Assessoria Técnico Educacional (COMTACTE). Essa é uma realização da Embrapa Agroindústria Tropical, Embrapa Solos e Embrapa Semirárido, com o apoio da UFERSA.

Projeto Transversal Água
O projeto Transversal Água é resultado do acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e a Embrapa. Destinado aos agricultores familiares dos Territórios da Cidadania beneficiados com as ações do Plano Brasil Sem Miséria, o projeto visa identificar beneficiários e tecnologias sociais de captação de armazenamento de água de chuva de acordo com as necessidades das famílias, além de promover a capacitação técnica e treinamento dos agricultores familiares e demais públicos vinculados ao projeto.

Serviço
Informações e inscrições: Enio Girão - (85) 3391-7149
E-mail: enio.girao@embrapa.br

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada