dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Agricultura orgânica      
Embrapa realiza Dia de Campo sobre produção orgânica na Chapada Diamantina
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Mandioca e Fruticultura
14/08/2015

Neste sábado, 15 de agosto, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA)  vai realizar, em parceria com a Bioenergia Orgânicos, um dia de campo sobre sistema orgânico de produção de frutas tropicais para a Chapada Diamantina, na Fazenda Ceral, em Lençóis (BA).

A programação é voltada aos produtores rurais e técnicos, que serão recebidos a partir de 8h. Para iniciar o evento, os sócios da Bioenergia Orgânicos Evanilson Montenegro e Osvaldo Araújo vão falar sobre a empresa e o sistema de integração e certificação para a produção orgânica de frutas.

Em seguida os pesquisadores da Unidade Nelson Fonseca e Aristoteles Matos levarão para o público informações sobre a produção de mudas frutíferas. Na parte prática, haverá três estações simultâneas, que vão abordar sobre o sistema orgânico de produção de cultivo diferentes fruteiras.

O Cultivo do Abacaxizeiro estará sob o comando dos pesquisadores Zilton Cordeiro e Túlio Pádua. Os pesquisadores Raul Castro e Onildo Nunes estarão no Cultivo do Maracujazeiro. Já o Cultivo da Mangueira ficará a cargo do pesquisador Nelson Fonseca. Também participam das atividades os analistas Augusto Moura e Ildos Parizotto, do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia (STT) da Unidade. O encerramento está previsto para as 12h30.

Parceria
Com objetivo de levar ao produtor alternativa de plantio orgânico, que fornece práticas agrícolas e frutos mais saudáveis, a Embrapa Mandioca e Fruticultura firmou parceria desde 2011 com a Bioenergia Orgânicos. Juntas, têm gerado tecnologias necessárias à produção de frutas em sistemas orgânicos.

Foram elaborados protocolos de construção de sistemas orgânicos de produção de frutas distintas. Os resultados serão aplicados na produção própria da Fazenda Ceral em 1,4 mil hectares. A Bioenergia também vai comprar a produção de outros 1,4 mil hectares de pequenos agricultores familiares, para os quais a empresa se compromete a dar suporte tecnológico.

O projeto visa produzir fruteiras em sistemas orgânicos em larga escala e esse é o grande desafio, já que essa forma de produção é realizada em áreas menores. Os sistemas relacionados às culturas do abacaxi e do maracujá são os mais avançados e deverão ser entregues já no próximo ano. Os resultados do primeiro ciclo de produção apresentam níveis de produtividade superiores ao convencional.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada