dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Agroecologia      
Empaer e parceiros criam o Núcleo de Agroecologia na Baixada Cuiabana
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Rosana Persona, Empaer
19/08/2015

Aconteceu em Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), a criação do Núcleo de Agroecologia da Baixada Cuiabana (NABAC), que pretende dar apoio à comunidade e às práticas agrícolas, bem como, ensino, pesquisa e a extensão rural. O projeto piloto será executado no distrito da Água Fria, trabalhando com jovens de 13 a 16 anos.

A pesquisadora da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Maria Elienai Luiz Correia, fala que o Núcleo conta com a participação de vários parceiros e busca o desenvolvimento rural com alternativas para produção de alimentos saudáveis, sem a utilização de agrotóxicos. Conforme Elienai, é importante o reconhecimento das potencialidades de uso do solo associados à biodiversidade local e a maneira como o homem do campo lida com a natureza original.

Outro fator importante para o projeto a ser desenvolvido no distrito da Água Fria é a possibilidade do desenvolvimento do turismo, uma vez que a cidade recebe turistas de diversas regiões do Brasil e a agroecologia é uma forma racional de cultivo preservando o meio ambiente. Serão implantadas Unidades Demonstrativas conforme a demanda, como por exemplo, de adubação verde, demonstração de recuperação de solo e outros.

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Nossa Senhora Aparecida, Domingos Rodrigues Sampaio, fala que os produtores do distrito da Água Fria produzem laranja, frango, horta orgânica e outros cultivos. Segundo o presidente, é aguardada a implantação de uma horta comunitária sem a utilização de agrotóxicos. “Os produtores vão apoiar a iniciativa da Empaer e parceiros na produção de alimentos mais saudáveis”, explica Domingos.

O produtor rural do Vale do Jamacá, Eloir Bernardon, possui uma propriedade de 44 hectares, e há 31 anos trabalha com a agroecologia, produzindo alimentos orgânicos. Nos últimos anos, aderiu aos sistemas agroflorestais na criação de florestas e produção de alimentos livres de agrotóxicos. Nesse sistema agroflorestal o espaço entre as plantas é pequeno e a diversificação é grande. Num só canteiro, por exemplo, foram plantados as culturas de abacaxi, abacate, banana,tamarindo, leucena, aroeira, copaíba, algodão, uvaia, inhame, mandioca, cará e outras. Todo plantio não utiliza agrotóxico e nenhum tipo de adubação. Conforme o produtor, na lateral do canteiro são cultivadas gramíneas e outras sementes que servem para proteger e adubar o canteiro.

Proferiu palestra sobre a criação do Núcleo, a psicologa Marjorie Vieira e o coordenador do Núcleos de Estudos e Pesquisa em Agroecologia Goiano, Milton Sérgio Dornelles, abordou sobre o trabalho e exepriência executado em outro Estado.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada