dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal  
Citricultores gaúchos registram perdas em função do clima
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater/RS-Ascar
21/08/2015

Os citricultores da região do Vale do Caí estão sofrendo grandes perdas nas variedades tardias. Nos últimos dias foi observada elevada queda de frutas, causada pelas condições climáticas dos meses de julho e agosto, destaca o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (20/08).

As três semanas de chuvas intensas registradas em julho, associadas às altas temperaturas e ventos quentes nas duas primeiras semanas de agosto, causaram uma reação fisiológica desfavorável nas plantas. Conforme os técnicos da Emater/RS-Ascar, o excesso hídrico do mês passado prejudicou a aeração do solo, causando a morte de raízes e o aumento da síntese de etileno nas plantas, estimulando a queda de frutas. Outros fatores que contribuíram para isso foram a alta nebulosidade e a elevada umidade relativa do ar, naquele período, que ocasionaram a redução da taxa fotossintética. O clima adverso também propiciou a expressão dos sintomas da pinta-preta, doença causada pelo fungo Guignardia citricarpa, condição que agravou a situação.

Estão em colheita atualmente as variedades tardias de laranjeiras e bergamoteiras, e todas foram afetadas. Entre as bergamoteiras, a única ainda em colheita na região é a Montenegrina. A das variedades Ponkan e Pareci já foi encerrada em julho. Também está sendo colhido o Tangor Murcott, conhecido também como Morgote ou Murcote, que é um híbrido natural de laranjeira com bergamoteira. Dentre as laranjeiras, os produtores estão colhendo as variedades Umbigo Monte Parnaso, a Valência e a Céu Tardia ou Céu Paulista.

As perdas decorrentes da pinta-preta, segundo a Emater/RS-Ascar, são muito maiores na bergamoteira Montenegrina, que é naturalmente mais suscetível à doença, atingindo em muitas situações 70% das frutas que estavam por ser colhidas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada