dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal    
Assessores técnicos regionais entregam kit de material técnico sobre bicudo a produtores de algodão de Mato Grosso
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
AMPA
24/08/2015

Os bons estrategistas sabem que numa guerra é fundamental conhecer bem o inimigo e é esse é o objetivo de uma ação que está sendo realizada pelos assessores técnicos regionais (ATRs) nas fazendas dos produtores associados à Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão). Atendendo a uma recomendação do presidente Gustavo Piccoli, os ATRs estão entregando a cada agricultor um kit de material técnico sobre o bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis), considerado a praga chave da cotonicultura.
 
Produzido pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), o material traz informações sobre o histórico do bicudo no Brasil (a praga inviabilizou a produção de algodão em estados das regiões Nordeste e Sudeste na década de 1980) e a biologia do inseto, e principalmente medidas a serem adotadas no sentido de garantir o futuro da cotonicultura em Mato Grosso, hoje o maior estado produtor de fibra no país.
 
Parte do material incluído no kit será lançada oficialmente no 10º Congresso Brasileiro do Algodão, a partir do próximo dia 1º, em Foz do Iguaçu (PR). É o caso do Boletim de P&D, que é um verdadeiro compêndio sobre o bicudo-do-algodoeiro nos cerrados brasileiros, realizado em parceria com várias instituições de pesquisa brasileiras. O Boletim traz um capítulo – de autoria do pesquisador Charles T. Allen do Texas A&M Agrilife e Research and Extension Center - sobre como foi conduzido o bem-sucedido programa de erradicação da praga nos Estados Unidos.
 
Os produtores também estão recebendo duas notas técnicas produzidas por pesquisadores do IMAmt ("Implementação de medidas para o controle efetivo" e "Ações de final de ciclo e entressafra") e duas circulares técnicas intituladas "Destruição (mecânica) dos restos culturais do algodoeiro" e "Destruição química da soqueira". Essas publicações já vêm sendo distribuídas a gerentes de fazendas produtoras de algodão e outros técnicos envolvidos no cultivo do algodoeiro, e a preocupação de ampliar o seu alcance, visa informar, auxiliar e conscientizar os produtores sobre a correta e efetiva pratica de combate ao bicudo.
 
Segundo Renato Tachinardi, assessor técnico do Núcleo Regional Centro (região de Campo Verde, uma das maiores e mais tradicionais de MT na produção de algodão), o combate ao bicudo representa atualmente parte expressiva dos custos de controle de pragas e ainda diminui a produção de pluma e caroço de algodão.
 
De acordo com Gustavo Piccoli, produtor em Sorriso (no Núcleo Regional Centro) e presidente da Ampa e do IMAmt, é fundamental neste momento de conclusão da colheita do algodão que os cotonicultores façam a destruição de soqueiras de forma eficiente e respeitem o período de vazio sanitário do algodão – duas medidas fundamentais para evitar a chamada "ponte verde", evitando a sobrevivência do bicudo e de outros insetos e patógenos responsáveis por pragas e doenças que atacam o sistema produtivo de Mato Grosso.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada