dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Biodiversidade    
II Simpósio da Rede de Recursos Genéticos do Nordeste apresenta potencialidades da caatinga
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Agroindústria Tropical
01/09/2015

O bioma Caatinga possui um vasto potencial para o uso sustentável de suas espécies, que podem trazer avanços significativos para o desenvolvimento do Semiárido brasileiro. A rica biodiversidade da Caatinga ampara diversas atividades econômicas, especialmente nos ramos farmacêuticos, de cosméticos, químico e de alimentos. No entanto, o bioma tem sido bastante prejudicado por causa do acelerado processo de desmatamento e do uso ilegal e insustentável de suas espécies. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o desmatamento chega a 46% da área do bioma. Com o intuito de apresentar a importância e os mecanismos para conservação e uso dos recursos genéticos vegetais da região, a Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGV Nordeste) promove, entre os dias 10 e 13 de novembro, o II Simpósio da Rede de Recursos Genéticos do Nordeste, abordando o tema "Valorização e Uso das Plantas da Caatinga". O encontro será realizado em Fortaleza (CE), no Ponta Mar Hotel.

Segundo Fernando Aragão, pesquisador da Embrapa e um dos coordenadores do evento, o crescente desmatamento da Caatinga se deve ao uso irracional das plantas, que muitas vezes são usadas como lenha em indústrias. Para ele, o evento será uma oportunidade de apresentar as potencialidades das espécies. O pesquisador acredita que a melhor forma de garantir a preservação desse bioma, é conscientizar a sociedade sobre o uso racional e funcional dessas espécies. "É fundamental que a gente mostre para a sociedade que a preservação dessas plantas é importante não só pela questão da conservação do meio ambiente, mas pela utilidade que elas possuem em diversas áreas, como a extração de substâncias para o uso na indústria farmacêutica, obtenção de pigmentos e óleos essenciais", ressalta.

O pesquisador afirma ainda que além das diversas formas de agregar valor às espécies da Caatinga, pode-se destacar o possível uso dessas plantas no melhoramento genético de culturas tradicionais do semiárido como abóbora, feijão, melancia, milho e mandioca. "O bioma Caatinga é uma fonte muito rica de genes que estão relacionados a aspectos agronômicos importantes, como adaptação ao clima do semiárido, e resistência a pragas e doenças", destaca.

Programação
Durante o II Simpósio da Rede de Recursos Genéticos do Nordeste serão apresentadas palestras e mesas redondas por especialistas renomados sobre temas inovadores, e promovidas discussões oferecendo oportunidades e lançando desafios às instituições científicas e acadêmicas, do setor privado às agências de fomento. Cerca de 250 participantes são esperados para o evento. Durante o encontro serão abordados temas como Valoração e Uso das Plantas da Caatinga, Agrobiodiversidade e Conservação de Recursos Genéticos Vegetais no Nordeste Brasileiro, Marco Legal da Biodiversidade, Uso de Redes Neurais no Pré-Melhoramento de Plantas, Métodos Participativos na Conservação da Agrobiodiversidade e Caracterização e avaliação de Recursos Genéticos Vegetais: Biometria e Software.

O evento é uma realização da Embrapa em parceria com o Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo promovido pela Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGV Nordeste) e pela Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos.

Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste
A Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGV Nordeste) foi criada em 2011 a partir da Rede de Recursos Genéticos Vegetais da Bahia (RGV Bahia). O primeiro encontro da RGV Nordeste aconteceu em Cruz das Almas-BA, contou com uma relevante programação, com palestras nos diversos segmentos dos recursos genéticos e conferencistas renomados. Contou com a inscrição de cerca de 150 participantes e foram apresentados 177 trabalhos. A RGV Nordeste conta com a interlocução com professores de várias Universidades do Nordeste brasileiro, notadamente dos cursos de pós-graduação em Ciências Agrárias, além das Unidades da Embrapa, principalmente a Embrapa Semiárido, Embrapa Tabuleiros Costeiros e a Embrapa Agroindústria Tropical.

Para mais informações acesse o site do evento: http://www.rgvne.org/

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada