dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Produtos e serviços    
Gestfrut: nova opção para o gerenciamento econômico da produção de frutas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Uva e Vinho
04/09/2015

Durante a 38ª Expointer, a Embrapa irá lançar o GestFrut, uma ferramenta para avaliações econômico-financeiras da produção de 11 frutas de clima temperado - ameixa, amora preta, caqui, framboesa, kiwi, maçã, mirtilo, morango, pera, pêssego e uva -, que estará disponível gratuitamente, on line, no link do Gestfrut. A solenidade de lançamento das tecnologias de oito unidades de pesquisa da Embrapa acontecerá na quinta-feira, dia 3 de setembro, às 15h, na Casa da Embrapa, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

O GestFrut foi desenvolvido, integrando conhecimentos de pesquisadores e produtores, com o objetivo de auxiliar na gestão da fruticultura de clima temperado, com foco em análises econômicas e financeiras, contemplando aspectos de curto e longo prazo.

Segundo Joelsio Lazzarotto, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho responsável pelo projeto de desenvolvimento da nova ferramenta, a fruticultura de clima temperado é uma das atividades econômicas e sociais mais importantes na região sul do Brasil. "A fruticultura é uma atividade que, em geral, possui alto valor agregado, estando presente em grande parte das propriedades rurais familiares, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Essas propriedades são responsáveis por cerca de 60% da produção nacional dessas frutas", pontuou.

Apesar da grande relevância, o pesquisador destaca que a grande maioria dos produtores rurais brasileiros não faz uma adequada gestão de investimentos, custos e receitas. "Em geral, os produtores estão muito preocupados em utilizar as novas tecnologias de produção, como, por exemplo, novos tratamentos fitossanitários. Mas não se preocupam com tecnologias de gestão, como o controle de custos. Essas são muito pouco utilizadas na propriedade", avalia Lazzarotto.

Diante deste contexto foi desenvolvido o Gestfrut, que possibilita realizar estimativas e análises econômicas e financeiras de diferentes sistemas de produção de frutas, incluindo as fases de produção no campo e de pós-colheita (se houver). Além disso, foi elaborado um caderno de escrituração para cada fruta, contando com três objetivos principais: constituir-se em uma ferramenta que, ao longo do ano, permita registrar e armazenar informações essenciais de distintos sistemas de produção, que podem estar associados com o emprego de tecnologias convencionais ou orgânicas; reunir as informações necessárias para utilizar a ferramenta; e auxiliar na tomada de decisões, no planejamento e na avaliação das diferentes atividades executadas, verificando se estas permitiram, ou não, atingir os resultados esperados e, desse modo, realizar, quando necessário, possíveis ajustes nos sistemas de produção.

O Gestfrut foi desenvolvido no ambiente do software Microsoft Excel, com recursos de programação do Visual Basic, e possibilita realizar estimativas e análises de eficiência econômica (receitas, custos, lucro, lucratividade etc.), de viabilidade financeira (tempo de recuperação do capital, taxa interna de retorno, retorno adicional sobre o investimento etc.). Também pode avaliar o impacto nos resultados econômicos e financeiros do sistema de produção (ex.: verificar o que acontece com o lucro quando se aumenta o preço de um determinado insumo); identificar as variáveis que mais impactam nos resultados econômicos e financeiros da produção da fruta avaliada; e realizar simulações para estimar e analisar riscos econômicos e financeiros do sistema de produção.

Como foi desenvolvido: o Gestfrut foi resultado do Projeto Aprimoramento gerencial de fruticultores familiares gaúchos e catarinenses: uma abordagem participativa focada em questões econômico-financeiras, que contou com recursos da Embrapa direcionados à agricultura familiar. O seu desenvolvimento contemplou as etapas de seleção dos municípios gaúchos e catarinenses onde efetivamente ocorreram as ações do projeto; realização de painéis de discussão para caracterizar as unidades de produção familiar microrregionais e definir os sistemas modais de produção de frutas de clima temperado; desenvolvimento e validação de ferramentas gerenciais; e organização de grupos de produtores e técnicos extensionistas para realizar ações de capacitação gerencial.

A coordenação técnica no desenvolvimento do Gestfrut é da Embrapa Uva e Vinho. Apoiaram a ação a Emater/RS-Ascar e a Epagri, além de entidades de classe e as prefeituras municipais envolvidas no projeto.

Onde encontrar
O GestFrut é totalmente gratuito. Para fazer o download das ferramentas gerenciais citadas, clique no logo específico da fruta de interesse, no endereço:
 www.embrapa.br/uva-e-vinho/GestFrut.
Informações adicionais sobre a tecnologia podem ser obtidas em www.embrapa.br/uva-e-vinho ou na Casa da Embrapa, na Expointer.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada