dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Tecnologia    
Fundação Banco do Brasil certifica tecnologia de pós-colheita de hortaliças
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Anelise Macedo, Embrapa Hortaliças
16/09/2015

A lista de tecnologias sociais finalistas e certificadas de instituições inscritas na oitava edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social conta com a presença da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) entre as selecionadas. "Estação de Trabalho – Beneficiamento de Hortaliças" foi idealizada pela pesquisadora Milza Lana, que recebeu o comunicado da certificação reconhecendo a função social da tecnologia na última semana de agosto.

A tecnologia certificada foi projetada visando a melhoria das condições de trabalho durante a colheita e beneficiamento de hortaliças em pequenas propriedades, sendo composta de Unidade Móvel de Sombreamento (UMS) ou Casa de Embalagem de Lona; Mesa para Seleção; e Carrinho para Colheita e Transporte de Hortaliças. Para a pesquisadora, receber a notícia da certificação foi uma grata surpresa, levando-se em conta as mais de 800 inscrições na atual edição.

Segundo Lana, a decisão de inscrever a tecnologia considerou a sua inserção nos parâmetros preconizados no edital do concurso, tais como envolver produtos e metodologias replicáveis com soluções para determinados problemas. "A Estação de Trabalho, por exemplo, é uma tecnologia que vem resolver um problema ligado ao bem estar social e é bastante específico: as condições de trabalho relacionadas à fase pós-colheita de hortaliças, e seus impactos não somente para a saúde do agricultor como para o produto da sua colheita", explica. Ela acrescenta que o desenvolvimento do conjunto de equipamentos teve como base o diagnóstico realizado no Distrito Federal, com a validação da tecnologia feita pelos produtores dos núcleos rurais de Taquara e de Rio Preto.

Conforme os critérios estabelecidos pela Fundação Banco do Brasil (FBB), após a divulgação do resultado as certificadas passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da Fundação. O BTS é uma base de dados online que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades do Brasil. Essa base de dados permite a consulta – por tema, instituição executora, público-alvo, região e UF – sobre as tecnologias sociais desenvolvidas em todo o País.

Projeto leva tecnologia a Moçambique
Além da certificação, outra boa notícia relacionada à tecnologia: em sua reta final, o Projeto de Segurança Alimentar em Moçambique ganhou um bom reforço com a instalação de uma Unidade de Sombreamento, baseada na tecnologia da Embrapa, produzida com a utilização de materiais próprios da região.

"Conseguimos reproduzir em Moçambique uma tecnologia simples, mas que fez toda a diferença", atesta a pesquisadora Neide Boltrel, integrante do projeto e responsável por levar a ideia para o país africano.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada