dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Sanidade animal    
ES promove curso de primeiros socorros em bovinos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Incaper
17/09/2015

Agricultores, produtores rurais das regiões Sul e Serrana do Estado e alunos da Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim (Mepes), acompanharam nessa segunda (14) e terça-feira (15), o curso de primeiros socorros em bovinos, que aconteceu na fazenda experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim.

Dentre parceiros que motivaram o curso também estão a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Prefeitura Municipal e Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Cooperativa de Laticínios Selita.

O curso foi ministrado pelo médico veterinário do Senar Romulo Sobrosa Rodrigues, que deu diversas explicações aos participantes quanto à avaliação do comportamento e postura dos animais; doenças parasitarias bacterianas e virais; tipos de intoxicações; distúrbios, acidentes metabólicos ou nutricionais; dificuldades de parto de bezerros; avaliação fisiológica; métodos de contenção e imobilização; avaliação de feridas, abcessos e fraturas; aplicação de medicamentos emergenciais e terapêuticos; manuseio de coleta de amostras para exames laboratoriais; ao uso de sonda nasogástrica em momentos emergenciais e produtos indicados para as farmácias das fazendas.

Para o coordenador do curso, o zootecnista do Incaper Bevaldo Martins Pacheco, “as expectativas foram atendidas visto que todos tiveram a oportunidade de observar os procedimentos imediatos a serem executados para evitar que o produtor perca os seus animais, especialmente, em momentos emergenciais”.

O produtor de leite do município de Domingos Martins Renato Ronaldo Kunn, relatou que já perdeu um bovino porque não sabia, até então, quais os cuidados tomar. “Além de tudo que aprendi, fiquei feliz em saber como imobilizar o animal e quais são os remédios básicos e emergenciais que devo ter em minha propriedade”, contou.

Os cursos continuam até esta sexta-feira (18), quando as mesmas pessoas irão acompanhar orientações sobre a administração de propriedades em regime de economia familiar.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada