dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade  
Paraná reduz em mais de 50% aplicação de inseticidas na soja
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Lebna Landgraf, Embrapa Soja
02/10/2015

A Embrapa e o Instituto Emater (PR) promovem, nos dias 6 e 8 de outubro, a partir das 8h30, um treinamento em Manejo Integrado de Pragas (MIP) para extensionistas do Emater - PR, na Embrapa Soja (Londrina-PR). O objetivo é ampliar e fortalecer a utilização do MIP no Paraná, por meio da capacitação de 130 técnicos que assistem produtores em 15 regiões de atuação do Emater no Paraná.
 
O treinamento é uma ação que busca estimular a utilização de boas práticas agrícolas pelos produtores. "Pretendemos trazer informações qualificadas aos técnicos para que eles auxiliem os produtores nas tomadas de decisão referentes ao manejo de pragas no sistema da produção em que a soja participa", ressalta Harger.
 
Durante a abertura do evento, está previsto o lançamento da publicação Resultados do Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Soja safra 2014/15. No lançamento, estará presente o Secretário de Agricultura do Paraná, Norberto A. Ortigara, o chefe-geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias e o presidente da Emater, Rubens E. Niederheitmann.
 
O lançamento da publicação é fruto de ações estabelecidas no âmbito do programa Plante seu Futuro, que tem em seu Comitê Gestor a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná, o sistema Ocepar, da Organização das Cooperativas do Paraná a Itaipu Binacional, o Instituto Agronômico do Paraná, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná, o Emater e a Embrapa.
 
Resultados

A publicação consolida os resultados obtidos em Unidades de Referência (UR), instaladas em áreas de 160 produtores do Paraná para se avaliar o impacto da utilização no Manejo Integrado de Pragas. O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é um conjunto de tecnologias baseado na amostragem de pragas e monitoramento da lavoura para a tomada de decisão com relação ao controle de pragas. É uma ferramenta para favorecer a racionalização do uso de inseticidas com redução nos custos de produção.
 
Segundo o pesquisador da Embrapa Soja, Osmar Conte, o número médio de aplicações de inseticidas nas Unidades de Referência que utilizaram o MIP, na safra 2014/2015 foi de 2,1 aplicações, enquanto a média estadual foi de 4,7 entre os produtores que não utilizam a tecnologia. "É um número bastante expressivo, pois mostra uma redução na aplicação de inseticidas superior a 55% nas áreas que adotam o MIP", ressalta Conte.
 
Outro indicador de sucesso da tecnologia foi o tempo decorrido até a primeira intervenção com inseticidas para o controle de pragas. Enquanto a média para a primeira aplicação nas Unidades de Referência foi de 66 dias, nas áreas comerciais a média foi de 35 dias. Segundo Harger, se as estratégias de MIP fossem usadas em todo o Estado, oportunizaria ao agricultor uma economia no custo de produção para o controle de pragas da soja. "Baseando-se no trabalho que fizemos nas Unidades de Referência foi possível conseguir uma economia média de três sacas de soja por hectare, comparando-se com o que tem sido praticado pelos agricultores no Paraná", revela.
A programação do curso de capacitação que será oferecido aos extensionistas do Emater inclui diversas atividades.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada