dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Genética Vegetal      
IMAmt apresenta sojas para favorecer janela do algodão
Vitrine Tecnológica traz três alternativas da oleaginosa que vão permitir o plantio do algodão de segunda safra
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ampa
08/10/2015
Uma das atrações do evento de inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Norte, que acontecerá em Sorriso (cerca de 400 km ao norte de Cuiabá), no próximo dia 17, é a Vitrine Tecnológica. Dividida em sete salas, sob a responsabilidade de pesquisadores e outros colaboradores do Instituto Mato-grossense do Algodão, a Vitrine Tecnológica será uma oportunidade para o público conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo IMAmt em prol do desenvolvimento e da difusão de novas tecnologias, e também da qualificação de mão de obra.
 
A visita à Vitrine Tecnológica acontecerá no período das 8 às 10h, antes da palestra do economista Raul Velloso (especialista em contas públicas) e da solenidade de inauguração, marcada para 11h30. Uma das salas da Vitrine Tecnológica terá como anfitrião o pesquisador Alberto Boldt, que trabalha no desenvolvimento de novas cultivares de soja. Ele explica que o objetivo de o IMAmt manter um programa de melhoramento de soja é atender às necessidades dos agricultores associados à Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão), que buscam novas cultivares da oleaginosa que sejam "altamente produtivas, precoces (para permitir o plantio do algodão de segunda safra na janela ideal) e resistentes às principais doenças e aos nematoides" presentes no sistema produtivo hoje adotado pela maioria dos cotonicultores de Mato Grosso.
 
Segundo Boldt, serão apresentadas três cultivares de soja: IMA 82116RR, IMA 84114RR e IMA 87116RR.A IMA 82116RR, informa Boldt, tem como pontos fortes o fato de apresentar boa tolerância à chuva no período de colheita, ter sementes de boa qualidade fisiológica e alto potencial de rendimento, além de ser resistente ao nematoide de cisto (raça 3). A época de plantio dessa cultivar é de 15 de setembro a 15 de novembro e média de produtividade esperada é de 3.840 kg de grãos por hectares.
 
Já a cultivar IMA 84114RR tem como pontos fortes seu alto potencial de produtividade (média de 3960 Kg/ha), alta resistência ao acamamento e ampla adaptação de plantio, sendo indicada para cultivo em Mato Grosso e nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí e Pará. Ela também é resistente ao nematoide de cisto (raças 1 e 3). A janela ideal de plantio dessa cultivar é de 1º de outubro a 15 de novembro.
 
A terceira cultivar a ser lançada é a IMA87116RR, que tem como pontos fortes seu alto potencial de produtividade (3780 Kg/h) e sua tolerância ao nematoide de cisto (raças 1, 3 e 14). Essa cultivar é indicada para plantio em Mato Grosso e na Bahia, no período de 15 de setembro a 15 de novembro.
 
Outras salas
A proposta da Vitrine Tecnológica, segundo o diretor executivo do IMAmt, Alvaro Salles, é apresentar aos participantes do evento – produtores, técnicos, pesquisadores e políticos, entre outros – os resultados de pesquisas e projetos realizados pelo IMAmt e instituições parceiras. Como numa verdadeira vitrine, essa apresentação será bem visual, utilizando recursos como banners e fotos. Sete salas serão montadas no local e, em cada uma delas, estará um colaborador do IMAmt a postos para receber os visitantes.
 
A Vitrine Tecnológica também contará com a presença de representantes da Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro), criada para colocar as tecnologias desenvolvidas pelo IMAmt e seus parceiros à disposição dos agricultores com mais agilidade e menor custo. Além da sala destinada às cultivares de soja, haverá outras focadas em entomologia, fitopatologia, proteção de plantas, melhoramento genético, trabalhos de resistência e marcadores, oleaginosas, biologia molecular, sementes e treinamentos realizados pelo IMAmt para qualificação de mão de obra.
 
A construção do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Norte é uma iniciativa da Ampa. O projeto em execução pelo IMAmt prevê a inauguração de mais quatro Centros: em Rondonópolis (Núcleo Regional Sul), Campo Verde (Núcleo Regional Centro), Campo Novo do Parecis (Núcleo Regional Médio Norte) e Sapezal (Núcleo Regional Noroeste), até o final de 2016.
 
Programação
7h30m – Credenciamento
8h – Visita à Vitrine Tecnológica
10h - Palestra "Cenário político e econômico brasileiro: a armadilha (que foi criada) do gasto público!", com o economista Raul Velloso.
11h30m – Solenidade de inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica de Sorriso
 
Serviço
A inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica em Sorriso acontece no dia 17 de outubro, a partir das 7h30, em Sorriso (MT), na margem esquerda da BR-163, km 726, sentido Cuiabá-Santarém.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Genética
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada