dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Tecnologia    
Fórum técnico em Lucas do Rio Verde discute manejo do Amaranthus palmeri
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Aprosoja
08/10/2015
O Amaranthus palmeri, também conhecido como caruru, é uma planta daninha que começa a preocupar os produtores rurais de Mato Grosso. O primeiro relato de infestação foi feito este ano, em lavouras de alguns municípios da região Norte.
 
Os pesquisadores de Mato Grosso que identificaram a planta no Brasil estudam formas de fazer o controle e erradicação nas lavouras. Para disseminar estas informações, será realizado o I Fórum Técnico sobre Amaranthus palmeri nesta quinta (08), às 8h30, no Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde.
 
O evento trará palestras sobre o sistema de monitoramento e informativo sobre Amaranthus palmeri,com Edson Andrade Júnior, do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), sobre a biologia da planta daninha, Sebastião Carneiro Guimarães, da UFMT, e recomendações sobre manejo, com Anderson Cavenaghi, do Univag. “Há relatos desta planta daninha na Argentina há mais de dez anos. Nos Estados Unidos também é um problema nas últimas safras, onde ela já é resistente ao glifosato”, explica Eduardo Vaz, analista de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).
 
Vaz ressalta que é preciso atenção às boas práticas agrícolas de manejo, pois o glifosato continua sendo o principal aliado do produtor no controle das plantas daninhas. “É importante alertar para o não uso de subdosagens de herbicidas e não fazer sucessão de culturas resistentes ao glifosato, não prolongando o uso e favorecendo a longevidade do produto”, explica. Por enquanto, a única forma conhecida de acabar com a planta daninha é manualmente.
 
A organização do evento é do IMAmt, UFMT, Univag, e conta com o apoio e mobilização da Aprosoja. A associação divulgou um Informe Técnico sobre o Amaranthus palmeri. Para acessar, clique aqui.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada