dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Evento  
Abacaxi: Simpósio Nacional da cultura tem inscrições prorrogadas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kélem Cabral, Embrapa Amazônia Oriental
09/10/2015
Foi prorrogada até o dia 15/10 a submissão de trabalhos técnico-científicos para o VI Simpósio Nacional da Cultura do Abacaxi, que ocorre de 11 a 13 de novembro, em Conceição do Araguaia (PA), que ao lado de Floresta do Araguaia e Salvaterra, é responsável por colocar o Pará no topo do ranking de maior produtor desse fruto do Brasil. As inscrições e submissões de trabalhos são gratuitas e podem ser feitas no site do evento.
 
Com o tema "Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Abacaxi com Responsabilidade Social e Ambiental", visa abordar a importância da estruturação desta importante cadeia produtiva paraense, analisando os reflexos sociais, ambientais e econômicos no desenvolvimento regional e para a agricultura familiar. Palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos e dia de campo, com a presença de representantes dos maiores estados produtores, pesquisadores renomados e as novidades em tecnologia, permearão o simpósio, que pretende ainda, desenvolver uma nova fase da abacaxicultura na região.
 
A Embrapa Amazônia Oriental participa do evento com palestra da pesquisadora Aloyséia Cristina da Silva Noronha, que abordará o manejo integrado de pragas e doenças do abacaxi. Participam ainda os pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Aristoteles Pires de Matos, falando sobre a influência das mudanças climáticas globais na cultura do abacaxi; Domingo Haroldo Reinhardt, com o tema manejo do solo-água-planta em plantios de abacaxi; e Tullio Raphael Pereira de Pádua, debatendo o cultivo orgânico do abacaxi.
 
Pará é líder nacional em produção
Conceição do Araguaia, sede do VI Simpósio, tem a segunda maior área plantada do estado, com destaque para a produção familiar nos 38 assentamentos existentes no município, nos quais a maioria das famílias estão envolvidas em abacaxicultura, o que reflete diretamente na renda e desenvolvimento regional. Segundo dados informados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), o Pará é o principal produtor nacional de abacaxi, com uma produção de 320 milhões de frutos e uma área plantada de 10.777 hectares.
 
A grande disponibilidade de áreas e o clima favorecem à cadeia paraense, pois incidem em produtividade média superior à nacional. A época da colheita regional é outra vantagem do Pará, pois ocorre entre os meses de agosto a novembro, período de entressafra das outras regiões produtoras do país.
 
E nessa escalada produtiva, ainda de acordo com a Sedap, a região Sudeste do Pará sai na frente com 85% da produção estadual. Floresta do Araguaia, município vizinho ao local do simpósio, responde por 76,45% da produção paraense, sendo ainda, o maior produtor nacional e detentor da maior indústria de suco concentrado da fruta do Brasil com capacidade de 4 mil toneladas/mês, produto exportando para os países da União Europeia, Estados Unidos e Mercosul.
 
Embora todo cenário positivo nacional, a produção paraense tem muito que avançar, com o fomento de boas práticas de cultivo, o incremento de tecnologias, controle de pragas e doenças e racionalidade na utilização de agrotóxicos com respeito ao meio ambiente.
 
Inscrições e informações sobre o VI Simpósio Nacional da Cultura do Abacaxi podem ser acessadas no site.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada