dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Cooperativismo  
Novas 530 cooperativas da agricultura familiar até 2016
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
MDA
13/10/2015
Até o próximo ano, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) terá sob seus cuidados, um total de mil cooperativas da agricultura familiar. Os trabalhos na busca desse objetivo já estão em fase adiantada, com o desenvolvimento de uma série de atividades, entre elas o aumento do número de sócios dessas cooperativas.
 
A novidade foi anunciada pelo coordenador de Comercialização do MDA, Ígor Teixeira, durante o Seminário sobre o Programa Nacional de Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo Solidário da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - COOPERAF e Chamada Pública ATER de Gestão, realizado em Campo Grande (MS).
 
Para uma plateia de quase 400 líderes de movimentos sociais, comerciantes, famílias de pequenos agricultores, técnicos e outros profissionais ligados à agricultura familiar, Igor Teixeira explicou que, atualmente, existem 470 cooperativas da agricultura familiar, sendo assessoradas com acompanhamento na gestão. “Nossa meta é chegar a mil cooperativas e associações até o ano que vem”.
 
Segundo Teixeira, a meta virá acompanhada de ações efetivas, realizadas diretamente com as cooperativas e associações. “Vamos disponibilizar a assistência necessária às organizações. Por exemplo, assistência técnica de gestão aos agricultores adaptada a suas reais necessidades e disponibilização de técnicos e profissionais, trabalhando sistematicamente na cooperativa ou associação, contribuindo na solução de problemas”, disse ao salientar que é preciso avançar nessa meta. Para ele, todo o trabalho gira em torno dos esforços para aumentar a renda na agricultura familiar e ampliar o fornecimento de alimentos aos distintos canais de compras públicas existentes.
 
“No COOPERAF nosso objetivo é disponibilizar assessoramento para acesso ao conjunto de políticas públicas em apoio ao fortalecimento econômico da agricultura familiar. No aspecto da gestão das cooperativas, o MDA irá disponibilizar assessoria direta, de modo que as organizações econômicas tenham condições de atingir maior eficiência econômica e cumpram com seus objetivos cooperativistas junto aos seus associados e associadas”, antecipou.
 
Para se ter uma ideia, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) tem, para 2015, quase R$ 4 bilhões, destinados a 42,6 milhões de estudantes da educação básica de jovens e adultos. Deste valor, R$ 1,14 bilhão deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar. “Existem prefeitos que não investem esse percentual, e não é raro municípios que não aplicam 1%. A reclamação é a deficiência na produção, insuficiência para abastecer regularmente o mercado consumidor”.
 
Compras Públicas
Segundo a determinação jurídica pelo menos 30% deverão ser destinados à aquisição de produtos de agricultores familiares e suas organizações, empreendedoras familiares rurais e demais beneficiários, que se enquadram na Lei 11.326/2006 e que tenham declaração de aptidão ao Pronaf (DAP).
 
O mercado de compras públicas obteve reforço, com a publicação recente do Decreto 8.473, de 22 de junho deste ano, que estabelece que o percentual mínimo de 30% das aquisições de alimentos de órgãos públicos federais devem ser feitas da agricultura familiar, a partir de 01 de janeiro de 2016. A busca e acesso aos mercados das compras institucionais e também privados será o foco das ações no fortalecimento econômico.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada