dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Solo e Clima      
Influência dos solos na qualidade de hortaliças
A partir dos dados obtidos nas áreas agrícolas, serão realizados o mapeamento e o diagnóstico, tanto da situação nutricional como da presença desses elementos nas referidas áreas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Anelise Macedo, Embrapa Hortaliças
20/10/2015

O projeto foi aprovado em 2014 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, entrou em operação e, após receber algumas reconfigurações e complementação, foi aprovado também pelo Sistema Embrapa de Gestão (SEG), II Ciclo de 2015. A proposta aprovada no CNPq, nomeada "Levantamento comparativo de atributos físicos, químicos e biológicos de solos sob produção hortícola", do pesquisador da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) Juscimar Silva, envolve a questão da qualidade dos solos versus a saúde humana, a possível inter-relação entre eles e suas consequências. Esse tem sido, inclusive, um campo bastante explorado pela área de Geomedicina, a partir da correlação de dados geoquímicos com a ocorrência de doença em determinada região.

No caso de contaminação de hortaliças, muito pouca ênfase tem sido dada a estudos sobre a presença de contaminantes inorgânicos, em especial os metais pesados, que não são eliminados na lavagem ou cozimento do alimento. "Diante desse cenário, um dos objetivos do projeto é explorar a relação solo X consumo de alimentos saudáveis, com foco nos efeitos benéficos ou adversos da presença de elementos químicos na terra cultivada com hortaliças", explica Silva.

Segundo ele, no caso dos efeitos benéficos pode-se verificar se o conteúdo nutricional das hortaliças produzidas atende os valores recomendados; ou os níveis de contaminantes, se presentes, situam-se dentro dos limites aceitáveis. Em ambos os casos, os valores são comparados àqueles preconizados pela legislação brasileira.

De acordo com o pesquisador, assim como existem elementos químicos classificados como essenciais, como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, ferro, e zinco, entre outros, há os que podem causar problemas à saúde, a exemplo de arsênio, cádmio, chumbo, cromo. "Além dos fertilizantes produzidos a partir da rocha, há uma série de subprodutos industriais com potencial de uso na agricultura, por conterem nutrientes, mas que por outro lado podem apresentar contaminantes", assinala.

Dessa forma, acrescenta, o estudo comparativo entre solos coletados em áreas naturais e os coletados em áreas de produção de hortaliça poderá fornecer indícios de possível acúmulo de metais nesses solos e, caso seja constatada alguma alteração, explicar os conteúdos desses elementos nas hortaliças.

A partir dos dados obtidos nas áreas agrícolas, serão realizados o mapeamento e o diagnóstico, tanto da situação nutricional como da presença desses elementos nas referidas áreas. Nesse sentido, já estão sendo recolhidas amostras de solo nos diferentes núcleos rurais do Distrito Federal. "Por meio desse levantamento de dados, vamos procurar identificar a presença e o teor desses elementos no solo e se estão sendo disponibilizados para as plantas".

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Hortaliças
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada