dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Criações        
Seminário debate criação de raças nativas na agricultura familiar
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
16/11/2015
Para discutir a importância da criação de animais que tenham raças nativas do Brasil na agricultura familiar agroecológica, acontece, desta terça-feira (17) a quinta-feira (19) um seminário promovido pelo Incra da Paraíba. O encontro é no Santuário de Padre Ibiapina, no município de Arara, no Agreste paraibano, a cerca de 170 quilômetros da capital João Pessoa.
 
Além de aprofundar a reflexão sobre a importância das raças nativas na agricultura familiar, os participantes do Seminário terão a oportunidade de analisar a influência das especializações e suas ameaças ao sistema de criação animal da agricultura familiar de base agroecológica e convivência com o Semiárido. A programação do evento inclui ainda momentos para a identificação dos desafios e das perspectivas para o futuro, no sentido de fortalecer o resgate das raças nativas, e ainda a apresentação e discussão dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por todas as entidades participantes.
 
O Seminário sobre raças nativas e adaptadas na agricultura familiar agroecológica é uma promoção da ASPTA - agricultura familiar e agroecológica; Coletivo Asa Cariri (Casaco); Coletivo Regional do Cariri, Seridó e Curimataú; Grupo de Trabalho “Criação Animal” da Articulação no Semiárido Paraibano (ASA Paraíba); Instituto de Assessoria e Cidadania e ao Desenvolvimento Sustentável (IDS); Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Núcleo de Estudos em Agricultura Ecológica do Sertão Paraibano (Naesp) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB); Polo Sindical da Borborema e Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada às Comunidades (Patac).
 
A comissão organizadora do Seminário é formada por lideranças agricultoras vinculadas às dinâmicas sociais de transição agroecológica no Estado e às organizações dos movimentos sociais do campo, como também às famílias agricultoras que atuam como guardiãs de raças nativas de animais. Também integram a organização do evento representantes de organizações e movimentos sociais do campo, como a Via Campesina e assessores e técnicos da ASA Paraíba e de entidades prestadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em assentamentos paraibanos, bem como assessores e técnicos de órgãos e instituições comprometidos com a agroecologia e a agricultura familiar camponesa.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada