dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Qualificação e Aprendizagem  
FGV terá curso de Pós-Graduação Tributação no Agronegócio
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
FGV
26/11/2015

 

Você tem dúvidas sobre o IRPF de produtor rural? E sobre o IRPJ e a CSLL na atividade rural? Esses são apenas alguns dos assuntos do Programa de Pós-Graduação “Tributação no Agronegócio”, da Fundação Getúlio Vargas, coordenado pelos drs. Fábio Calcini e Florence Haret, em março e abril de 2016, em São Paulo.

O curso foi planejado para advogados, executivos de empresas, administradores, economistas, contadores e auditores que atuam em tributação em toda a cadeia do agronegócio (produtores rurais, produtores e revendedores de insumos em geral, prestadores de serviços, agroindústrias, indústrias, comerciais importadoras e tradings, entre outras).

“Pretendemos contribuir com uma visão aprofundada e reflexiva sobre os principais debates dos tributos incidentes no agronegócio, envolvendo todo o ciclo de produção (produtor rural pessoa física, produtor rural pessoa jurídica, agroindústria e outros colaboradores da cadeia)”, explica o advogado Fábio Calcini.

O curso preparará os alunos para aspectos jurídicos peculiares do agronegócio e envolverá os principais debates no âmbito dos Tribunais Superiores e Administrativos a partir de interpretações divergentes em relação ao conceito de atividade rural, insumo, industrialização ou simples beneficiamento, dentre outros, e suas consequências nas relações com o Fisco, contratuais e processuais no agronegócio.

“Os alunos serão desafiado a discutir problemas que se encontram nos fundamentos do Direito Tributário. Com isso, adquirirão conhecimento setorial para o enfrentamento dos próximos módulos ou de outros cursos na FGV, além de conferir uma necessária visão interdisciplinar do Direito Tributário aplicado de forma específica ao agronegócio”, complementa a dra. Florence Herat.

O curso de Pós-Graduação “Tributação no Agronegócio” da FGV terá 36 horas-aula, com início em 05 de março de 2016 e aulas presenciais quinzenais aos sábados. As inscrições estão abertas exclusivamente pela internet: www.fgv.br/direitosp

Os docentes
Fábio Calcini é mestre e doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), especialista pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBET), especialista em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Salamanca/Espanha e advogado tributarista com atuação em agronegócio.

Florence Haret é professora do IBET, EPD, Faculdade São Judas Tadeu, UNIMAR, COGEAE/SP e ESPGE/SP, sócia fundadora do Instituto de Direito Econômico Aplicado (IDEA), com enfoque no agronegócio e advogada tributarista com atuação no agronegócio. IRPF, IRPJ e CSLL na atividade rural – aspectos gerais, peculiaridades e incentivos.

Programa Completo
· Tributos sobre o patrimônio: ITR e IR (ganho de capital).
· PIS/COFINS: regime cumulativo e não cumulativo. Aspectos gerais, questões controversas e peculiaridades do setor.
· Tributação Comércio Exterior - Contribuições, IPI, ICMS, II e IE. Imunidade, alíquota zero, isenções e regime especiais. Questões controversas.
· Tributos indiretos: IPI, ICMS e ISS. Aspectos gerais, peculiaridades, incentivos e questões controversas.
· Contribuições Previdenciárias e de terceiros (folha, receita bruta, terceiros): peculiaridades que envolvem o setor, oportunidades e controvérsias;
· Tributação sobre o financiamento do agronegócio: IR na fonte e sobre o ganho de capital, IOF, títulos de crédito (CPR-físico; CPR-financeiro; WA; CDA; CDCA; LCA; CRA) e outros modos de financiamento da atividade do agronegócio.
· Cooperativas no agronegócio: espécies, modos de atuação, tributos incidentes e debates administrativos e judiciais.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada