dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Evento    
Manhã de Campo apresenta estratégias para o controle do capim-annoni e recuperação de áreas degradadas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Pecuária Sul
30/11/2015

 

A Embrapa Pecuária Sul realiza no dia 09 de dezembro uma Manhã de Campo para apresentar estratégias de recuperação de áreas degradadas pelo capim-annoni. Com o título Capim-annoni: Práticas, Custos e Benefícios do Controle, o evento vai apresentar alguns resultados do Mirapasto, método desenvolvido pela Embrapa para controlar a infestação da planta indesejada e recuperar áreas de pastagens degradadas. A Manhã de Campo inicia às 8h30min na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, RS.

Durante a Manhã de Campo serão apresentadas três estações. Uma delas vai tratar do potencial produtivo de áreas em recuperação, a segunda, vai apresentar dados sobre a produção pecuária em áreas infestadas e a terceira do estabelecimento e crescimento do capim-annoni sob estresse hídrico e a translocação de herbicidas na planta. Segundo o pesquisador Naylor Perez, um dos objetivos do evento é justamente mostrar os resultados econômicos que a reversão de áreas degradadas pelo capim-annoni pode trazer. Além de Perez, os pesquisadores Márcia Silveira, Fabiane Lamego, Vinícius Lampert, Gustavo Trentin e o analista Marcelo Pilon vão conduzir as estações e estarão à disposição para tirar dúvidas dos participantes.

O MIRAPASTO é baseado em quatro pilares de manejo. São eles, o ajuste da oferta de pasto, a correção e manutenção da fertilidade do solo, o controle de plantas indesejáveis (incluindo o capim-annoni) e a introdução de espécies forrageiras por semeadura direta (tanto de inverno como de verão). Esses procedimentos, utilizados de forma conjunta e sistemática, viabilizam a recuperação de pastagens degradadas, proporcionando mais ganhos para os produtores. “Utilizando estas práticas de manejo é possível elevar a capacidade produtiva, promover a biodiversidade do campo nativo e, também, o aumento da produtividade na pecuária”, ressalta Perez.

Além das estações, durante a Manhã de Campo haverá demonstração do aplicador seletivo de herbicida Campo Limpo. Desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sul, o equipamento proporciona o controle químico do capim-annoni preservando as espécies do campo nativo. Também será apresentada a enxada química que parte do mesmo princípio e pode ser utilizada em áreas menores ou em condições de menor infestação da planta invasora.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada