dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Nutrição animal      
Produtor comprova que produzir leite a pasto é viável na pequena propriedade
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
10/12/2015
 
Para ampliar o conhecimento das famílias envolvidas na atividade leiteira de Paula Freitas, PR, os extensionistas do Instituto Emater realizam diversas atividades envolvendo os produtores. São tardes de campo e reuniões técnicas que divulgam novas tecnologias para melhorar a produtividade de leite do rebanho do município.
 
A Unidade de Referência instalada na propriedade da família Souza, na comunidade Palmital do Jararaca, já recebeu cerca de 100 produtores nos últimos sessenta dias que viram de perto novas práticas de manejo do gado leiteiro. O casal Valdir Ferreira de Souza e Luciane Maria Pavoski de Souza, administram o sítio. Com a assistência dos extensionistas do Instituto Emater eles adotaram a análise do solo, o manejo da fertilidade nas áreas de pastagem, implantaram pastagens perenes e o manejo racional de pastagens. Na propriedade foram adotadas as cultivares de Aveia do IAPAR e Aveia Branca Esmeralda que apresentam alta produtividade.
 
A rentabilidade da atividade na Unidade de Referência melhorou nos últimos dois anos, em especial pela redução de custos de produção devido à maior oferta de alimento ao rebanho e à redução do consumo de ração. Os números da propriedade mostram que no ano passado a produtividade chegou a 10.028 l/ha/ano. Neste ano os resultados obtidos, até o momento, são de 16.600 l/ha/ano.
 
Luciane Souza ressalta que os resultados obtidos se devem à assistência técnica que o casal vem recebendo do Instituto Emater. “Tem também de muito trabalho e vontade de fazer as atividades de modo correto. Agora percebemos quanto tempo passamos fazendo as coisas erradas. A ração que antes eu usava em dois meses, agora dá para três meses e com aumento na produtividade. Temos evitado os vazios alimentares e atualmente até sobra pasto”, explicou Luciane. A produtora também mantém um estoque de silagem de colostro que é usada para alimentar as bezerras da propriedade, com o objetivo de reduzir o custo de produção. Essa prática ela adotou depois de conhecer a tecnologia em um dos eventos realizado pelo Instituto Emater na região.
 
Para a maioria dos agricultores familiares que participaram dos eventos e visitam a Unidade de Referência, a atividade leiteira é uma importante fonte de renda. “Com esses eventos os visitantes podem ver de perto as práticas fáceis e possíveis de serem implantadas em suas propriedades, possibilitando a melhoria da qualidade de vida, por meio do aumento da rentabilidade e diminuição de custos”, disse José Antonio Dall’Alba, do Instituto Emater de Paula Freitas.
 
Mais informações com o Técnico José Antonio Dall’Alba (dallalba@emater.pr.gov.br), na Unidade Municipal do Instituto Emater de Paula Freitas.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada