dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agronegócio  
Mercado brasileiro de café em cápsulas cresceu 52,4% nos anos de 2013 e 2014
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Flávia Bessa e Lucas Tadeu Ferreira, Embrapa Café
13/01/2016
 
O Relatório Internacional de Tendências do Café apresenta periodicamente análises, destaques e tendências do agronegócio café, em nível mundial, com foco na produção, indústria e cafeterias, entre outros setores e temas. O documento é reflexo de estudos do Bureau de Inteligência Competitiva do Café da Universidade Federal de Lavras – UFLA, uma das dez instituições fundadoras do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café.
 
Mercado brasileiro de cápsulas
Esta edição do Relatório (Vol. 4 nº 10, de Dez/15), que também está disponível no Observatório do Café, destaca alguns cenários atuais da cafeicultura brasileira. Entre eles, que as pequenas marcas de café em cápsulas ganham cada vez mais espaço no mercado brasileiro e impulsionam o aumento do consumo do produto. Como as patentes de grandes marcas já expiraram, as pequenas empresas se utilizam da vantagem de comercializarem as cápsulas de café com menor preço para serem usadas em máquinas de outras marcas. Assim, as cápsulas tornaram-se uma opção interessante para as pequenas empresas atenderem de forma satisfatória os consumidores que se interessam cada vez mais por cafés de alta qualidade, além de proporcionar a sensação do consumo semelhante às cafeterias, tanto no conforto do lar como no momento em que acharem mais conveniente. O volume de vendas no país cresceu 52,4% entre os anos de 2013 e 2014. Atualmente são mais de 70 empresas atuantes nesse segmento com seus próprios produtos, frente a oito companhias que atuavam até 2014.
 
Produção e consumo mundial de café
Segundo o documento, após o fim do Acordo Internacional do Café, em 1989, a cafeicultura de muitos países africanos declinou e em outros o crescimento ficou abaixo da média mundial. América e a Ásia lideraram o crescimento, graças à expansão da produção no Brasil e no Vietnã. Nesse país asiático, a produção cresceu o dobro da média mundial em 10 anos, crescimento superior ao do Brasil no período. Os dois países, juntos, produzem cerca de metade de todo o café do mundo. A produção de ambos cresceu constantemente ao longo dos últimos 25 anos, exceto por períodos de clima adverso para a cafeicultura, e provavelmente continuará aumentando por mais algum tempo. O terceiro maior produtor mundial, a Colômbia, após duas décadas de declínio, também voltou a crescer. O Bureau destaca também que, no momento, não há competidores capazes de ameaçar a liderança desses três países. No entanto, ressalta que a China começa a se destacar na produção de café arábica – em 2013 sua produção foi de 1,95 milhão de sacas - e que possui potencial para se tornar grande produtora de café, com estimativa 4,1 milhões de sacas até 2020.
 
O relatório afirma que, segundo dados da OIC, o consumo de café é maior do que a oferta e que as cotações internacionais do grão caíram ao longo do ano passado devido à desvalorização da moeda brasileira. Além disso, as exportações nacionais bateram recorde em 2014 e, em 2015, também registrarão excelente resultado. Nesse contexto, o Relatório ressalta, ainda, que as exportações de conilon, mesmo com queda na cotação interna, nunca estiveram com os preços tão elevados, em valores nominais, e que o Brasil continuará abastecendo vigorosamente os importadores.
 
Cafés com propriedades funcionais
Outra tendência observada pelos analistas do Bureau é a do café funcional, ou seja, que possui ingredientes saudáveis acrescidos à bebida. Nessa linha, destaca que, em alguns países, foram lançadas as seguintes bebidas: café enriquecido com magnésio para reduzir o cansaço e a fadiga especialmente para os consumidores acima de 40 anos; café com ingredientes que ajudam a combater a insônia; blend específico para os ciclistas; café com propriedades que promovem rápida recuperação após exercícios físicos e oferece alto desempenho para os atletas. Nesse contexto, o Relatório aponta que o patrocínio de marcas de café em eventos esportivos vem se tornando comum, o que demonstra que o uso dessa estratégia de marketing promove ganho de visibilidade e popularidade das marcas.
 
O Relatório Internacional de Tendências do Café, do Bureau de Inteligência Competitiva do Café, nesta edição de dezembro de 2015, traz ainda muitas informações e análises sobre produção, indústrias, cafeterias e insights de interesse do setor. Em relação à produção, são destacados e analisados os principais países produtores da América Central, América do Sul, África e Ásia. Com relação à indústria e ao consumo, além de também apresentar análises nos próprios países produtores, como o Brasil, o Relatório destaca ainda a atuação de grandes empresas nos mercados Europeu, Norte-Americano e Asiático, entre outros aspectos importantes que possam subsidiar a tomada de decisões dos agentes do setor cafeeiro.
 
Relatório Internacional de Tendências Competitiva do Café
Faz parte do Plano de ação do projeto do Consórcio Pesquisa Café denominado "Criação e Difusão de Inteligência Competitiva para Cafeicultura Brasileira". O projeto é financiado pelo Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, e tem o objetivo de monitorar, analisar e difundir informações e indicadores relevantes para a competitividade da cafeicultura brasileira, bem como propor soluções estratégicas para os problemas enfrentados pelo setor.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada