dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal    
IAPAR e Embrapa somam esforços para o desenvolvimento de variedades de feijão resistentes ao mosaico dourado
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Rodrigo Peixoto, Embrapa Arroz e Feijão
25/01/2016
 
Duas entre as mais tradicionais instituições de pesquisa em recursos genéticos e melhoramento do feijoeiro no país estão em negociação para firmar parceria no desenvolvimento de variedades de feijão RMD, geneticamente modificadas para resistência ao mosaico dourado, doença causada por vírus e transmitida pela mosca branca. O Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e a Embrapa estão buscando entendimento para formalizar convênio de cooperação técnica nesse sentido.
 
A fim de buscar convergência para a consecução dessa iniciativa, foi realizada uma reunião na sede do IAPAR, em Londrina, no dia 20 de janeiro. Estiveram presentes, os pesquisadores Thiago Souza e Flávio Breseghello (Chefe-Geral da Embrapa Arroz e Feijão) e Daniel Trento (Secretaria de Negócios da Embrapa). Por parte do IAPAR, participaram Florindo Dalberto, Tiago Pellini, Tadeu Felismino e Vânia Cirino, respectivamente, Diretor-Presidente, Diretor de Pesquisa, Diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia e pesquisadora líder do Programa de Melhoramento do Feijoeiro.
 
A parceria prevê a transferência da tecnologia RMD da Embrapa para o IAPAR, o qual irá utilizá-la em seu programa de melhoramento de feijão do tipo carioca, visando à obtenção de plantas resistentes ao mosaico dourado. Também será transferida a tecnologia para a seleção da resistência utilizando marcadores moleculares.
 
O Paraná é um dos principais produtores de feijão do Brasil, com uma produção de 830 mil toneladas, total acumulado na chamada "safra das águas" e "safra da seca" no ano de 2014. O controle da mosca branca e dos vírus por ela transmitidos conta com uma série de estratégias, tais como o vazio sanitário, o manejo integrado de pragas e, de forma mais abrangente, a rotação de culturas do sistema produtivo agrícola. A parceria entre a Embrapa e o IAPAR viabilizará novas ferramentas para que os agricultores paranaenses combatam o mosaico dourado nas lavouras.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada