dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Nutrição Vegetal      
Adubação correta é fundamental para o sistema safra-safrinha de milho
Ao fazer a análise antes de plantar, o produtor conhece as características de toda a área de plantio, onde é mais produtivo e onde requer correção de determinado nutriente
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Marcos Lopes La Falce, Embrapa Gado de Leite
25/01/2016
 
Cerca de 40% do milho produzido no Brasil no verão tem a silagem como destino principal. Por essa razão, empresas, órgãos de pesquisa e da extensão rural precisam estar atentos e ajudar o produtor a obter os melhores resultados possíveis, uma vez que a silagem é fundamental para o ano inteiro e não só apenas para o período seco. O alerta foi dado pelo supervisor de desenvolvimento de produtos da Riber KWS Sementes, o agrônomo Dimas Cardoso, durante a abertura o 2º Simpósio Regional de Produção de Silagem de Milho e Sorgo, realizado na quarta-feira (20/01) no Campo Experimental José Henrique Bruschi, da Embrapa Gado Leite, em Coronel Pacheco (MG).
 
No Brasil, várias regiões adotam o sistema safra-safrinha de milho. A adubação é condição fundamental para obter melhores resultados na silagem e também na produção de grãos. Cardoso aponta como essencial para o sucesso do sistema o pleno conhecimento das características do solo. "Ao fazer a análise antes de plantar, o produtor conhece as características de toda a área de plantio, onde é mais produtivo e onde requer correção de determinado nutriente. Isto evita trabalhar a adubação pela média, o que compromete a produtividade", explica.
 
Ainda com relação ao solo, o agrônomo destaca a importância de medir o grau de compactação para fazer as devidas interferências e correções na adubação. O resultado é maior aprofundamento das raízes, tornando a planta mais resistente ao período seco e aumentando sua tolerância a pragas, estresse e doenças. A correção dos nutrientes pode ser feita com calagem, gessagem ou potassagem, dependendo da necessidade de reposição de cálcio, enxofre, magnésio, potássio ou outros elementos. A gessagem, por exemplo, contribui para a manutenção dos nutrientes e a eficácia no aprofundamento das raízes. "São cuidados importantes, que vão garantir a manutenção da alta produtividade do sistema", reforça.
 
Outro ponto importante salientado por Cardoso é evitar a monucultura. Entre os cultivos recomendados para o inverno no sistema safra-safrinha está o de Brachiaria decumbens, que proporciona colheita rápida e melhor recuperação do solo. Dimas Cardoso também ressalta a importância de medir sempre os resultados para verificar a eficiência das correções. "Se você não puder medi-los, também não poderá gerenciá-los", adverte. "Neste sentido o papel do técnico extensionista tem fundamental importância na orientação ao produtor", complementa.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Adubação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada