dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Agricultura orgânica      
Produtores do Sul de Minas recebem certificação de hortaliças orgânicas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater-MG
04/02/2016
 
Um grupo de agricultores do município de Claraval, no Sul de Minas, recebeu no início deste ano o certificado de produção orgânica. Todos eles são orientados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). As lavouras certificadas são de alface, rúcula, pimentão, beterraba, abóbora e outras hortaliças.
 
Os doze produtores adquiriram a certificação do Escopo Orgânico, emitida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), após o processo de adequação das lavouras, sem uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Eles foram avaliados pelos seus sistemas de cultivo, análise de documentos e entrevistas. Após o término deste processo, foram emitidos relatórios que confirmaram a aprovação, por auditoria, de todos os agricultores que solicitaram ingressar no Programa de Certificação de Orgânicos. O certificado obtido é necessário para que os agricultores possam utilizar o selo de produto orgânico na comercialização.
 
Os alimentos dos agricultores certificados serão ofertados na merenda das escolas de Claraval e Franca (SP), nas feiras livres e no comércio varejista dos dois municípios. De acordo com a produtora Nilvanir Consuelo Cintra, uma das certificadas, a intenção é, aos poucos, comercializar os produtos em outras cidades. “Nós queremos passar um produto que não prejudique a saúde das pessoas. Vamos buscar sempre melhorar e fazer com que nossa produção possa ser vendida em outras localidades. Queremos priorizar a qualidade e, gradativamente, buscar a expansão de nossos produtos”, falou.
 
O técnico da Emater-MG em Claraval, Enes Barbosa, acredita que a produção poderá alcançar melhor rentabilidade e os agricultores oferecerão alimentos qualificados no mercado, além de garantir a sustentabilidade em todos os aspectos. “Acredito que vamos abrir muitas portas com essa nova empreitada. Confio plenamente que a atividade terá melhorias rentáveis e vai proporcionar uma produção com qualidade e sustentável”, comentou.
 
Com a certificação na produção de alimentos orgânicos, os agricultores de Claraval tornam-se os pioneiros neste segmento de produção na área de atuação da Unidade Regional de Passos da Emater-MG, que abrange 23 municípios do Sul de Minas. O secretário Municipal de Agricultura de Claraval, Edju Ricarte Cintra de Andrade, explicou que a certificação desses produtores é um avanço e aumentará a lucratividade dos agricultores como alternativa de fonte de renda das propriedades que, em sua maioria, só produziam café. “Essa iniciativa é muito importante para o nosso crescimento. Estamos abrindo mais uma oportunidade para o desenvolvimento, uma alternativa de qualidade ao município que certamente será de grande valia para a comunidade”, disse.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada