dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Nutrição animal    
Guandu BRS Mandarim é alternativa para recuperação de pastagens degradadas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Gisele Rosso, Embrapa Pecuária Sudeste
05/02/2016
 
A Embrapa Pecuária Sudeste (SP) apresenta, na próxima edição da Dinâmica Agropecuária (Dinapec), a forrageira Guandu BRS Mandarim para recuperação de pastagem. A Dinapec, realizada pela Embrapa, ocorre de 9 a 11 de março, em Campo Grande (MS).
 
A utilização do feijão guandu consorciado com brachiaria é uma alternativa eficiente para recuperar áreas degradadas e garantir a produtividade e a viabilidade econômica da pecuária. Essa é uma boa notícia aos pecuaristas, já que um dos grandes problemas enfrentados por eles é a degradação de áreas de pasto.
 
Aproximadamente, 80% das pastagens encontram-se com algum grau de degradação, prejudicando o setor e refletindo diretamente no bolso do produtor rural. Pastagens degradadas perdem o vigor, a capacidade de recuperação natural e a qualidade, reduzindo a produtividade e a capacidade de lotação animal por hectare.
 
Em experimentos realizados na Fazenda Canchim, na sede da Embrapa Pecuária Sudeste, verificou-se aumento no desempenho individual dos animais e na lotação em comparação com áreas degradadas. Na integração do guandu BRS Mandarim com a braquiária, o ganho de peso médio por animal foi 51% maior.
 
O guandu é uma tecnologia de baixo custo de implantação, fácil manejo, serve de alimento para os animais e apresenta alto potencial para adubação verde, melhorando a fertilidade do solo.
 
A persistência dessa leguminosa na área é por volta de três anos. Essa característica é muito vantajosa para os produtores, porque não há necessidade de replantar o guandu BRS Mandarim todos os anos.
 
Para outras informações consulte a Embrapa Pecuária Sudeste pelo site ou pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada