dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar    
Assentado entrega 10 mil pés de alface em supermercado
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Incra
12/02/2016
 
O assentado Dilson Vanderlino Lopes, mais conhecido como Alemão, entregou nesta quinta-feira (11), à rede de supermercados Atacadão, em Campo Grande (MS), um carregamento de hortaliças, com destaque para 10 mil pés de alface. O agricultor entregou também 1,5 mil maços de cheiro verde, 500 maços de rúcula, 300 maços de coentro e mil maços de couve. A produção veio de seu lote e de mais outros cinco parceleiros que se juntaram para ajudar o supermercado a promover uma enorme feira verde, para marcar a inauguração da ampliação de uma das suas três lojas na capital.
 
Segundo Alemão, que é assentado há nove anos no PA Eldorado Parte, no município de Sidrolândia (MS), a entrega de hoje corresponde ao volume produzido e vendido pelo grupo em uma semana. "Combinamos de participar da promoção do Atacadão, uma parceria que está dando certo para nós".
 
O assentado pertence a um grupo maior, de 40 produtores, que abastece também outros supermercados da região, além de vender para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e em feiras livres.
 
Semana Santa
Alemão está investindo em outra frente de produção, que é o peixe. Há seis meses ele iniciou no seu lote a produção de tilápias em três pequenos tanques. Os 2,3 mil alevinos, colocados nas águas dos tanques, já vão permitir ao assentado a venda de mil quilos de peixe na semana santa. A expectativa, para a Semana Santa de 2017, é de uma produção de três toneladas do pescado.
 
Dilson avalia que a demanda por produtos da reforma agrária é maior que a produção. Para reduzir os gastos com frete, o assentado está providenciando a aquisição de um caminhão pelo programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). "A logística come grande parte de nossos rendimentos", afirma.
 
Para o superintendente do Incra/MS, Humberto de Mello Pereira, o olhar da sociedade sul-mato-grossense para a reforma agrária está mudando, "pois já se percebe nos assentados melhora do modo de vida, aumento da auto estima, ascensão sócio-econômica. Também está reduzindo o preconceito em relação aos assentados, pois a sociedade já está sabendo que grande parte do alimento que ela consome vem dos assentamentos".
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada