dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Forrageiras        
Opções de forrageiras tropicais à mostra na Dinapec
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Dalizia Aguiar, Embrapa Gado de Corte
15/02/2016
 
Durante todo o ano, produtores, técnicos e estudantes podem conhecer a vitrine tecnológica da Embrapa em Campo Grande (MS). Porém, durante a Dinâmica Agropecuária - Dinapec, que este ano acontece entre 9 e 11 de março, a vitrine está em apogeu, com os últimos lançamentos em forrageiras tropicais para bovinocultura de corte em exposição no campo.
 
A BRS Tamani está entre os lançamentos. A cultivar de Panicum maximum chegou em 2015 para suprir a demanda por um material de porte baixo, fácil manejo, alto valor nutritivo e perfilhamento. Além disso é uma alternativa às áreas plantadas unicamente com a cultivar Massai.
 
Apresentada no ano anterior, 2014, a BRS Zuri é uma planta também do gênero Panicum e destaca-se pelo alto grau de resistência à mancha das folhas, causada pelo fungo Bipolaris maydis. Assim em áreas com históricos de infestação do fungo, ela é a mais recomendada. A BRS Zuri também tem alta resistência à cigarrinha-das-pastagens. As duas gramíneas serão destaques nos plotes da Dinapec.
 
Outras possibilidades encontradas na vitrine são os consórcios em sistemas integrados. O milho safrinha estará acompanhado dos capins Paiaguás, Zuri e Tamani. Já o guandu BRS Mandarim das forrageiras Piatã, Zuri e Tamani. “As forrageiras favorecem a sua utilização em sistemas integrados por características como o crescimento mais lento na fase inicial com menor competição com a cultura associada; o sistema radicular profundo, que confere maior tolerância a seca e maior reciclagem de nutrientes; e a boa tolerância a sombreamento”, lista o pesquisador Ademir Hugo Zimmer.
 
Especialista em manejo de pastagem, Zimmer ressalta a importância de se escolher uma forrageira no sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), pois ela deve atender aos objetivos da produção em questão e isso exige manejo adequado à produção animal, proporcionando boa palhada para os cultivos em sucessão.
 
Braquiárias, como Piatã e Paiaguás, “se caracterizam por sua rusticidade e adaptação a solos de baixa fertilidade e ácidos, entretanto, respondem bem a melhorias na fertilidade do solo e, portanto, apresentam altas produções em áreas com cultivos anuais”. Os panicuns por sua vez, como Zuri e Tamani, são altamente produtivos, exigentes em solo, têm elevada produção de forragem de qualidade superior, resultando em bons ganhos de peso.
 
Tanto braquiárias quanto panicuns, conforme o pesquisador, servem para todas as fases da criação, mas são indicados na recria e engorda de bovinos e produção de leite. Já o uso do guandu BRS Mandarim é ideal para recuperação de pastagens. O feijão guandu fixa o nitrogênio nas raízes e assim o produtor rural recupera seu pasto sem utilizar a adubação nitrogenada. É economia e sustentabilidade.
 
A Dinapec 2016 tem a participação das Unidades da Embrapa - Agropecuária Oeste, Pantanal, Florestas, Pecuária Sudeste, Rondônia, Caprinos e Ovinos, Agroindústria de Alimentos, Gado de Leite e Gado de Corte, com parceria da Fundação MS, Unipasto, Iagro/MS, Famasul e Sistema S (Sesc, Sebrae e Senar).
 
Serviço
Dinâmica Agropecuária - Dinapec
Data: 9 a 11 de março de 2016.
Local: Embrapa Gado de Corte, Campo Grande-MS (avenida Rádio Maia, 830, zona rural)
Informações: (67) 3368-2141 e www.embrapa.br/gado-de-corte.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada