dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Genética Vegetal    
Arroz japônico adaptado a áreas de inundação
Material foi desenvolvido para várzeas sob regime de irrigação por inundação continua em RR
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Clarice Rocha, Embrapa Roraima
11/03/2016
 
A Embrapa Roraima promoverá neste sábado, dia 12, o lançamento da cultivar de arroz irrigado para a culinária japonesa, a BRS 358. A variedade é fruto de cinco anos de pesquisa da Empresa e é uma oportunidade de negócio e de diversificação da produção para os rizicultores do estado. O evento será realizado em parceria com a Indústria Arroz Itikawa, que colaborou com as pesquisas em Roraima.
 
O lançamento da cultivar acontecerá na Fazenda Cunhã Pucá, localizada na BR 401, sentido Bonfim (primeira entrada a direita após a ponte dos Macuxis), das 8h às 12h. Durante o evento, produtores, empresários e estudantes poderão conhecer as principais características da variedade e degustar produtos feitos a base do arroz BRS 358.
 
Desenvolvida para ser cultivada em várzeas sob regime de irrigação por inundação continua, a BRS 358 possui produtividade média de 6 a 7 toneladas por hectare e apresenta arquitetura de planta moderna. Possui ainda ciclo precoce de 110 dias até a colheita, resistência ao acamamento, boa tolerância a doenças e qualidade de grãos favoráveis à culinária japonesa, principalmente para a preparação de sushi.
 
Para o pesquisador da Embrapa Roraima e um dos coordenadores do projeto de melhoramento, Antônio Carlos Cordeiro, investir em tipos alternativos de grãos pode ajudar a agregar valor a produção regional. Isso porque o Estado já possui uma cadeia produtiva do arroz estabilizada, que abastece o mercado interno e permitir exportação para outros estados.
 
"As agroindústrias locais comercializam basicamente o arroz branco de classe longo-fino, mas podem ter na diversificação de tipos de grãos, como os demandados para a culinária japonesa, uma oportunidade de aumentar a renda, já que o preço do arroz japônico chega a ser duas a três vezes superior ao arroz comum", explica Cordeiro.
 
O pesquisador lembra ainda que Roraima apresenta excelente vocação para o cultivo de arroz, principalmente o arroz irrigado, que é desenvolvido em várzeas (áreas próximas aos rios), com possibilidades de cultivo de mais de uma safra por ano, o que é um diferencial em relação à outras regiões de cultivo tradicionais do país. Hoje existem no Estado cerca de 6 agroindústrias, comercializando 6 marcas de arroz produzidas localmente.
 
Sementes
A BRS 358 é recomendada parta cultivo em Goiás, Roraima, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. As maiores produtividades de grãos foram obtidas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Roraima
 
A cultivar poderá ser adquirida por meio da Embrapa Produtos e Mercado. Mais informações pelos telefones (61) 3448-4522(61) 3448-4522 / 3448-1700, ou pelo e-mail: spm.comunicacao@embrapa.br.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Rizicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada