dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Certificações  
Café com selo do Certifica Minas começa a ser vendido pela internet
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Raquel Paes Leme, Emater-MG
17/03/2016
 
O café produzido na Fazenda Ninho da Águia, no município do Alto Caparaó, na Zona da Mata mineira, ganhou o mundo virtual e passou a ser comercializado também pela internet. A propriedade onde ele é cultivado faz parte do programa Certifica Minas Café, criado pelo Governo do Estado de Minas para atestar as boas práticas de produção, seguindo padrões internacionais. O café da fazenda também recebeu recentemente o prêmio Coffee of the Year 2015 (Café do Ano), do mais importante e concorrido concurso de café do país, além do primeiro lugar no Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2015. O produto já é exportado para Inglaterra, Alemanha, França, Austrália e Japão.
 
A propriedade faz parte do Certifica Minas Café desde 2012. O programa é executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O selo do Certifica Minas, obtido pela fazenda, estampa a embalagem de café. Este ano, o produto passou a fazer parte o catálogo do Café Store, um dos mais renomados sites de vendas de café e produtos ligados à cafeicultura do país. O site (www.cafestore.com.br) criou a série Coleção Café Store, um projeto que busca parceria direta com produtores e microtorrefadores disponibilizando cafés especiais e exclusivos para compra pela internet. O café da fazenda Ninho da Águia é o primeiro grão a integrar a série criada pelo site de vendas.
 
“A presença no site, de certa forma, é um reconhecimento ao trabalho de certificação das propriedades que adotam boas práticas de produção, uma gestão moderna da propriedade, que incentivam a preservação ambiental. Além disso, a comercialização das commodities no mundo virtual já é uma tendência do mercado e o café não podia ficar fora”, afirma o coordenador técnico da Emater-MG, Bernardino Cangussu.
 
O Certifica Minas Café
O Certifica Minas Café estimula os produtores a adotarem boas práticas de produção, uma gestão moderna da propriedade e incentiva a preservação ambiental. De acordo com o coordenador técnico da Emater-MG, o programa orienta o produtor para que utilize práticas que preservem a qualidade do café. “Os cuidados devem começar na colheita com a busca e seleção de grãos maduros. O produtor deve ter bastante cuidado no processo de seleção para separar os grãos verdes e os que avançaram demais na maturação, utilizando somente aqueles que estão no ponto ideal. A secagem do grão deve ser feita de forma lenta e acompanhada permanentemente para não haver fermentação indesejada” afirma Bernardino.
 
Atualmente, 214 municípios mineiros participam do Certifica Minas Café. O número de propriedades certificadas é de cerca de 1.200. E 800 propriedades estão em processo de certificação. “Quando o produtor coloca o selo do Certifica Minas no café que ele produz, ele cria a possibilidade dos consumidores terem acesso a um café cultivado de forma sustentável e de excepcional qualidade. Um processo que respeita o meio ambiente, as pessoas que trabalham na produção e o consumidor”, comenta Bernardino.
 
Para receber o certificado, o produtor deve procurar a Emater-MG para que a empresa realize um trabalho de assistência técnica na sua propriedade. O produtor terá prazo de cerca de um ano para se adequar as exigências do programa. Após ter realizado as adequações ele é auditado pelo IMA e, se tiver cumprido todos os requisitos exigidos, recebe o certificado e poderá utilizar o selo do Certifica Minas Café.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada