dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Sistema Plantio Direto      
Por que investir na formação de palhada para o plantio direto?
A construção de ambientes produtivos e sustentáveis é fundamental para a fertilidade do solo, que no conceito atual é proporcionada pela fertilidade química, física e biológica
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ronaldo Trecenti, consultor em Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) do Projeto ABC Cerrado
28/03/2016
http://www.diadecampo.com.br/arquivos/image_bank/especiais/trecenti_mar_16ARTIGOS_201632891253.jpg
 
 
Nos últimos anos, os produtores rurais brasileiros tem enfrentado um novo desafio para a produção. Ele tem se mostrado muito mais severo do que as dificuldades de logística, do que o surgimento de novas pragas e doenças ou do que a resistência de plantas daninhas. É notável a intensificação das intempéries climáticas, especialmente, a ocorrência de chuvas torrenciais, em curto espaço de tempo, e de veranicos prolongados, os quais têm causado sérios prejuízos à produção no Cerrado.
 
E o que os produtores podem fazer para minimizar os riscos de prejuízos causados por esses fenômenos climáticos? Podem e devem contratar um seguro rural cuja cobertura possa garantir a indenização de perdas de produção e/ou podem investir na eficiência e eficácia dos fatores de produção.
 
Então quais fatores de produção estão ao alcance dos produtores e podem ser mais facilmente controlados? Vale lembrar que o solo é a base para toda a sua produção e é também o maior patrimônio do produtor. Por isso, é fundamental investir na construção de ambientes produtivos e sustentáveis, isto é, na fertilidade do solo, que no conceito atual é proporcionada pela fertilidade química, física e biológica.
 
A fertilidade química é condicionada pela ausência de acidez e de alumínio tóxico e pelos níveis de disponibilidade de nutrientes no solo e depende basicamente da aplicação de corretivos (calcário e gesso) e de fertilizantes.
 
Deve-se buscar a construção do perfil do solo, isto é, a correção e a fertilização do solo em camadas mais profundas, ou seja, ir além da camada de 0 a 20 cm, tradicionalmente conhecida como camada arável. Dessa forma, as raízes das plantas cultivadas podem explorar maior volume de solo, em especial, nas camadas mais profundas e absorver mais nutrientes e água, conferindo maior produtividade e maior tolerância aos estresses hídricos, mais conhecidos como veranicos.
 
A fertilidade física é proporcionada pela agregação (força de ligação entre as partículas componentes do solo) e estruturação (união de partículas formando grânulos), sendo características expressas pela densidade e pela porosidade, isto é, o solo deve estar bem arejado, sem camadas adensadas e/ou compactadas, permitindo o crescimento das raízes, facilitando a infiltração e o armazenamento da água das chuvas.
 
A fertilidade biológica é proporcionada pela atividade biológica decorrente da presença e ação intensa da fauna e da flora do solo, em especial de microorganismos que atuam na decomposição da matéria orgânica originada da palhada e das raízes mortas.
 
A rotação de culturas, a diversificação de espécies e a formação de palhada com o uso de plantas produtoras de grande volume de biomassa, como, por exemplo, as braquiárias possibilitam a ciclagem de nutrientes, isto é, a absorção de nutrientes distintos, em diferentes profundidades e a sua liberação na superfície do solo através da decomposição da palhada. A palhada também funciona com um guarda-chuva, protegendo o solo da ação direta das gotas de água das chuvas, evitando a erosão e da ação direta dos raios solares, evitando a perda de umidade do solo.
 
A utilização do plantio das culturas de verão, principalmente, o milho, seja safra ou safrinha, consorciado com forrageiras, em especial, com as braquiárias tem se tornado um investimento de baixo custo para a melhoria da fertilidade solo, em áreas com plantio direto, conferindo maior resiliência às intempéries e possibilitando uma segunda ou até terceira safra, a “safrinha de boi”.
 
Plantio direto
O Sistema Plantio Direto (SPD) é uma tecnologia de agricultura conservacionista que consiste no plantio sobre os resíduos dos cultivos anteriores (palhada), sem preparo do solo e se fundamenta no revolvimento mínimo do solo, na rotação de culturas e na cobertura permanente do solo. O Sistema de Plantio Direto contribui para que o solo não seja levado pelas erosões e armazene mais nutrientes, fertilizantes e corretivos.

A quantidade de matéria orgânica triplica, de uma concentração de pouco mais de 1% para acima de 3%. A viabilidade econômica do sistema se assegura no crescimento – em muitos casos na duplicação – da produção e da produtividade.

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
onofre dias pinheiro
13/04/2016 - 11:17
Boa iniciativa esta,sera que poderia ser plantado leguminosas e incorporadas ao solo?

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Plantio Direto
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada