dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal    
Pesquisa busca tomateiro com resistência a Tospovírus
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Anelise Macedo, Embrapa Hortaliças
01/04/2016

Uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), envolvendo o uso de marcadores moleculares para identificar o gene de resistência ao Tospovírus em tomateiro, foi o fio condutor da parceria estabelecida entre a instituição e a Blueseeds, empresa voltada ao desenvolvimento de híbridos de hortaliças, com sede em Holambra (SP). O foco do contrato de prestação de serviços foi a análise de híbridos para pureza genética e a aplicação de marcadores moleculares ligados ao gene Sw-5, fator que controla a resistência a diferentes espécies de Tospovírus que afetam o cultivo do tomateiro no País.

A tecnologia empregada pela Embrapa Hortaliças para detectar o gene Sw-5 nos materiais da Blueseeds foi descrita em um artigo científico, publicado na revista acadêmica Molecular Breeding, em 2010. "O gene Sw-5 já era conhecido, inclusive já tinha sido clonado, só que não havia marcador para a sua identificação, até que desenvolvemos um específico para ele. Então, todas as vezes que esse marcador é visualizado sabemos se o gene está presente ou não", explica o pesquisador Leonardo Boiteux, coordenador do Programa de Melhoramento de Tomate. "Além disso, como o nosso sistema de marcadores apresenta um característica co-dominante, nós podemos verificar a pureza genética de híbridos para esse gene", acrescenta.

Com a informação sobre o desenvolvimento dessa tecnologia, a Blueseeds manifestou o interesse em formalizar uma parceria com a Embrapa Hortaliças, com o objetivo de confirmar a presença do gene Sw-5 em alguns de seus híbridos de tomate com bom desempenho no campo. Vários materiais têm apresentado excelente performance agronômica, e a confirmação da presença do gene Sw-5 representará um atestado de seus predicados quanto à resistência, valorizando ainda mais o catálogo de produtos da empresa.

Plano de trabalho
"Avaliação da pureza genética e aplicação de marcadores moleculares ligados ao gene Sw-5 em materiais genéticos de tomateiro" é o título do Plano de Trabalho em execução, sob a coordenação do pesquisador e acordado entre as instituições participantes – Blueseeds, Embrapa Hortaliças e a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), gestora do contrato. Ao contemplar as linhas definidas no tratado, o documento relata os passos referentes ao propósito geral do trabalho, que é determinar a identidade genética de amostras foliares de plantas de tomateiro e confirmar a presença do gene de resistência a Tospovírus em híbridos comercializados pela Blueseeds.

De acordo com Boiteux, além do impacto positivo a todo o sistema produtivo de tomate do Brasil (tendo em vista a abrangência geográfica dos produtos da Blueseeds), esse trabalho é também importante para a Embrapa Hortaliças, uma vez que valida uma tecnologia desenvolvida integralmente na Unidade.

"Esse sistema de marcador funcional, isto é, localizado dentro do gene, permite uma identificação rápida e segura dos materiais genéticos contendo o gene Sw-5. Dessa forma, estamos empregando nesse projeto uma estratégia que envolve componentes de pesquisa básica que resultam em uma tecnologia de valor aplicado imediato, podendo ajudar as empresas de sementes a levar materiais resistentes aos produtores. Ou seja, uma ferramenta que envolve componentes de ciência, tecnologia e inovação, bem dentro do espírito que norteia as tecnologias com o selo Embrapa", sintetiza o pesquisador.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada