dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Sanidade animal    
Pesquisador da Embrapa fala sobre diagnóstico da tuberculose bovina na FAO
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kadijah Suleiman, Embrapa Gado de Corte
04/04/2016
 
O pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Flábio Ribeiro de Araújo, participou em fevereiro, como palestrante, em Roma, do simpósio internacional promovido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) sobre o papel das biotecnologias agrícolas em sistemas alimentares sustentáveis e nutrição (The Role of Agricultural Biotechnologies in Sustainable Food Systems and Nutrition, em inglês).
 
No evento, com enfoque em biotecnologias voltadas a pequenos produtores, o pesquisador falou sobre ferramentas de diagnóstico da tuberculose bovina que possam ajudar no combate à transmissão da doença para seres humanos. Ele destacou o que tem sido desenvolvido na Embrapa e, também, pelos parceiros do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (Inta) sobre detecção da bactéria causadora da doença. Na palestra, abordou a parceria visando desenvolvimento de alternativas para contribuir com o diagnóstico oficial recomendado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT).
 
Em estudos liderados pela Embrapa Gado de Corte, animais submetidos ao teste cervical comparativo (atualmente teste de referência) tiveram resultados negativos, mas depois do abate foram constatadas lesões com cultivo positivo da bactéria comprovando a infecção. “Estamos analisando os dados obtidos através do projeto de análise multidiagnóstica da tuberculose bovina, financiado pela Fundect, o CNPq e a Embrapa, e já identificamos essa situação nas três primeiras propriedades rurais estudadas”, diz o pesquisador.
 
Ele acrescenta que o maior problema é que animais infectados permanecem no rebanho transmitindo a doença para animais sadios, além de favorecer a transmissão zoonótica para o ser humano. Outro aspecto que merece cuidados é o ocupacional. Quem trabalha em frigoríficos, com carcaças de animais positivos, pode se infectar caso tenha alguma lesão na pele.
 
Diante do problema, a partir de outro projeto coordenado pelo pesquisador, foi desenvolvido um teste para a detecção de anticorpos contra a bactéria causadora da tuberculose bovina, cuja patente foi depositada. O teste, denominado ensaio de imunoadsorção enzimática (ELISA), é feito com um antígeno recombinante, ou seja, produzido por engenharia genética, o qual reage com anticorpos presentes no soro de bovinos com tuberculose. A parceria para a produção e comercialização do teste está em andamento junto a um laboratório dos Estados.
 
Novidade
Uma novidade é que neste mês de março, o Mapa autorizou o uso experimental do ELISA, desenvolvido pela Embrapa, em uma propriedade no Paraná. Para o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Soares, “o teste é um avanço no controle dessa importante zoonose, pois além de aumentar a cobertura diagnóstica, pode ser realizado de forma massal em grandes quantidades de animais e com rapidez”.
 
Usado em conjunto com as provas intradérmicas, o ELISA possibilita que animais em diferentes estágios da infecção possam ser diagnosticados com maior eficiência, acelerando o saneamento de propriedades com tuberculose.
 
Simpósio
De acordo com informações da assessoria de imprensa da FAO, cerca de 500 cientistas, representantes do governo, sociedade civil, universidades, associações e cooperativas de agricultores participaram do simpósio. A conferência explorou biotecnologias agrícolas que podem beneficiar agricultores familiares, em particular de países em desenvolvimento, que precisam melhorar os sistemas de nutrição e alimentação, enquanto enfrentam desafios de pobreza, mudanças climáticas e crescimento da população. Estas incluem, por exemplo, processos de fermentação bio-fertilizantes, inseminação artificial, produção de vacinas, meios de diagnóstico de doenças, desenvolvimento de bio-pesticidas e uso de marcadores moleculares no desenvolvimento de novas variedades e espécies.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada