dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/05/2017            
 
 
    
Manejo da Lavoura      
É possível economizar água no campo sem perder produção
Estudos conduzidos na ESALQ com café, citros e cana indicam modificações no manejo da irrigação que têm impacto positivo nas condições econômicas e ambientais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Caio Albuquerque, USP/Esalq
05/04/2016
 
Apesar do grande avanço das tecnologias de abastecimento de água, o manejo de irrigação na agricultura brasileira é ainda inadequado na maioria das áreas irrigadas. “A falta de informações básicas sobre as necessidades de água das culturas é uma das causas para o uso inadequado da irrigação”, aponta um estudo coordenado pelo professor Fabio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).
 
Publicado recentemente pela Agricultural Water Management (Volume 163, 1 January 2016, Pages 139–145), o artigo baseia-se em dados coletados nas culturas de café, citros e cana-de-açúcar para demonstrar de modo simples como o método de manejo da irrigação baseado no coeficiente de cultura (Kc) pode ser aprimorado para permitir a redução no uso de água de irrigação e energia, sem perda de produtividade das culturas irrigadas.
 
Com o título “Crop coefficient changes with reference evapotranspiration for highly canopy-atmosphere coupled crops”, o paper indica que a irrigação pode avançar tecnicamente para assegurar maior retorno aos produtores e, ao mesmo tempo, reduzir a pressão sobre os mananciais e o uso de energia nas propriedades agrícolas, melhorando assim as condições ambientais, sociais e econômicas da agricultura irrigada brasileira.
 
O projeto contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
 
Para acessar o estudo clique aqui.

Reportagem originalmente publicada em 5/4/2016

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
farmer man
19/05/2017 - 00:56
nossa realmente incrivel agora eu posso economizar mais agua para minha fazenda.muito obrigado já estou um passo mais proximo do meu sonho de me tornar um grade agricultor.to certo!

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Irrigação
Palavras-chave

 
29/08/2017
11º Congresso Brasileiro do Algodão
Maceió - AL


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada