dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/02/2017            
 
 
    
Tecnologia      
Importância das leguminosas terá destaque na ExpoLondrina
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Lebna Landgraf, Embrapa Soja
05/04/2016
 
O Instituto Emater, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) estarão demonstrando, em parcelas cultivadas na Via Rural Fazendinha, na ExpoLondrina 2016, a ser realizada de 7 a 17 de abril, em Londrina (PR), 13 espécies comestíveis de leguminosas (feijão guandu, guandu anão, lentilha, ervilha, soja, feijão carioca, grão de bico, feijão caupi, feijão mungo, feijão fradinho, feijão azuqui, amendoim e tremoço branco) e oito leguminosas utilizadas para o manejo de solo e na alimentação animal (Crotalaria ocroleuca, Crotalaria spectabilis, alfafa, soja perene, lab-lab, ervilha forrageira, mucuna preta, mucuna anã).
 
A ideia é debater o assunto em 2016, Ano Internacional das Leguminosas, proposto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), cujo objetivo é ampliar a consciência pública sobre os benefícios nutricionais dos grãos. No Brasil, o feijão e a soja são as leguminosas mais conhecidas, mas existem muitas outras como as ervilhas, a lentilha, o grão de bico, além do feijão fradinho, guandu e azuki, por exemplo, introduzidos na culinária nacional.
 
De acordo com o pesquisador José Marcos Gontijo Mandarino, da Embrapa Soja, as leguminosas utilizadas na alimentação humana são importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Suas propriedades nutricionais podem auxiliar no equilíbrio corporal e na manutenção da saúde. O feijão carioca é um dos produtos mais consumidos no Brasil, esta leguminosa possui em sua composição 18% de proteínas e de 2 a 10 mg de ferro/ 100 g de feijão. Na composição da soja, encontram-se 37% de proteínas e 20% gorduras constituídas principalmente por ácidos graxos poli e monoinsaturados, conhecidas como "gorduras boas".
 
Além de excelente fonte nutricional, as leguminosas funcionam como adubos verdes contribuindo para a manutenção da qualidade do solo e garantindo a sustentabilidade dos sistemas de produção. Quando semeadas antes das gramíneas (milho e trigo), as leguminosas podem melhoram a qualidade do solo disponibilizando Nitrogênio, nutriente essencial na formação da proteína. "A cobertura do solo proporcionada pelas leguminosas e suas raízes aumentam o teor de matéria orgânica, responsável pela manutenção da vida microbiana e equilíbrio no solo. Como resultado, aumentam também a infiltração de água, a recuperação de áreas degradadas e melhoram as produtividades das culturas," explicam os técnicos Pedro Moreira, da Embrapa Soja, e Reinaldo Neris dos Santos, do Instituto Emater/ PR.
 
Para debater o tema Importância das Leguminosas e apresentar os resultados do trabalho realizado pela Campanha Plante seu Futuro nas últimas safras, serão promovidas oficinas na Unidade do Projeto Grãos da Via Rural Fazendinha, de 13 a 15 de abril, das 14h às 15h, conforme detalhado na programação.
 
Oficinas sobre Importância das Leguminosas
• Importância da soja na alimentação humana
Dia 13 de abril, das 14h às 15h
Instrutores: José Marcos Gontijo Mandarino e Vera de Toledo Benassi, pesquisadores da Embrapa Soja e a nutricionista Lara Barbosa, do Mesa Brasil/SESC.
 
Os problemas do nematoide na cultura do soja
Dia 14 de abril, das 14h às 15h
Instrutor: Geraldo Estevan de Souza Carneiro, pesquisador da Embrapa Soja
 
• Apresentação das ações e resultados da campanha Plante seu Futuro em Manejo Integrado de Pragas e Doenças e a importância do rizóbio na produção de nitrogênio para as leguminosas
Dia 15 de abril, das 14h às 15h
Instrutores: Arnold Barbosa de Oliveira, analista de transferência de tecnologias da Embrapa Soja e extencionistas Reinaldo Neris dos Santos e Alcides Bodnar, do Instituto Emater e Rodolfo Bianco, do Iapar.
 
Serviço
Evento: Oficinas sobre Leguminosas
Datas: 13 a 15 de abril
Local: Unidade Expositiva do Projeto Grãos da Via Rural Fazendinha na ExpoLondrina 2016
Inscrições: (43) 3305-1411 ou email: ellondrina@emater.pr.gov.br, com Edson Luiz Moreno ou Wagner Evangelista dos Santos.
Mais Informações: Pedro Moreira (43-9919-7636) e Reinaldo Neris (43-8433-1333)
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
06/03/2017
Expodireto Cotrijal 2017
Não-me-Toque - RS
06/04/2017
IV Encontro Nacional da Soja
Londrina - PR
18/04/2017
IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal
Porto Alegre - RS
01/05/2017
Agrishow 2017
Ribeirão Preto - SP
29/08/2017
11º Congresso Brasileiro do Algodão
Maceió - AL


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada