dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar      
Equipamento produz suco de uva integral
Ideia é agregar valor à produção e oferecer alternativas para pequenos produtores
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Viviane Zanella, Embrapa Uva e Vinho
06/04/2016

Produzir suco de uva integral em pequenos volumes, sem agregação de água, é a proposta do novo equipamento desenvolvido pela Embrapa Uva e Vinho, em parceria com a empresa Monofrio. Recém-lançado no dia 5 de abril, o Suquificador Integral foi pensado e projetado para ser de fácil uso e resolver o problema de mais de cinquenta mil pequenos produtores no Brasil, que atualmente produzem cerca de oito milhões de litros de sucos de uva e outras frutas utilizando o método da panela extratora por arraste de vapor, no qual há acréscimo de água ao produto final, o que altera sua composição e classificação.
 
O ponto de partida foi agregar valor à produção e oferecer uma alternativa para os pequenos produtores, em sua grande maioria concentrados no Estado do Rio Grande do Sul, segundo recorda o pesquisador Celito Guerra, da Embrapa Uva e Vinho. Num trabalho conjunto que durou cerca de três anos, foi construído o Suquificador Integral, lançado no dia 5 de abril, na sede da empresa, em Bento Gonçalves (RS). "Nossa maior preocupação era desenvolver um equipamento fácil de ser operado e que produzisse um suco de qualidade superior. E tivemos sucesso.", enfatiza Guerra.

http://www.diadecampo.com.br/arquivos/image_bank/especiais/suco_DENTRO_2016459346.jpg
 
As análises realizadas com diferentes variedades de uva nas safras 2014, 2015 e 2016 indicam que o Suquificador Integral produz um suco de uva integral de cor mais intensa, menos turvo, de melhor aroma e sabor, comparado ao suco elaborado com as mesmas uvas, pelo método da panela extratora por arraste de vapor. No item gasto de energia, o novo equipamento é mais econômico, pois necessita apenas de energia elétrica monofásica. Sobre o rendimento e o tempo de elaboração, o pesquisador informa que os sistemas são similares.
 
Guerra informa que, além das condições normais da fruta para a elaboração, como estar madura e sadia, o novo sistema requer a necessidade de se trabalhar com uvas previamente desgranadas e esmagadas, uma vez que o aquecimento da uva se dá pela parede interna do suquificador.
 
Produto de maior crescimento de mercado
Segundo a legislação brasileira, se houver a agregação de água ou qualquer outra substância, o suco deixa de ser considerado integral e será enquadrado na categoria de néctar. "O suco de uva integral tem sido a alegria das vinícolas, por representar uma importante parcela de sustentação das vendas. É o produto vinícola com o maior crescimento nos últimos anos", informa Darci Dani, diretor-executivo da Associação Gaúcha de Vinicultores. Enquanto o suco integral natural de uva pode ser comercializado a 15 reais o litro, o néctar é adquirido por menos da metade deste valor, chegando em geral a quatro reais o litro. Ele avalia que o suquificador irá auxiliar os pequenos produtores a garantir a elaboração de um produto com maior valor agregado.
 
A produção de suco de uva no Brasil possui grande relevância econômica e social, apresentando características específicas, seja em relação à produção vitícola, seja em relação ao processamento. O Rio Grande do Sul é o principal estado produtor. Considerando o período de 2010 a 2014, a produção de suco de uva no estado alcançou um crescimento recorde de 53,06%. No mesmo período, a comercialização teve um aumento de 93,01%. Segundo estimativas da área de economia da Embrapa Uva e Vinho, o aumento de produção e comercialização ocorre regularmente há mais de 20 anos.
 
Segundo a extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS/Ascar) Maria de Lourdes Gasparin Pancotte, o suquificador viabiliza a pequena indústria da Serra Gaúcha e de outras regiões produtoras, como Santa Catarina e Paraná, gerando uma oportunidade para a agricultura familiar. "O novo equipamento poderá ser operado por uma ou duas pessoas e irá auxiliar os produtores que enfrentam uma séria questão de falta de mão de obra", pondera.
 
Jorge Luiz Mariani, viticultor e membro da Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi (Coopeg), avaliou positivamente o equipamento. "Ele é pequeno e compacto, ideal para aquela família que está começando e poderá produzir um suco com identidade e custos que cabem nas finanças da propriedade", analisa.
 
O Suquificador Integral foi projetado para a elaboração de suco integral de uva, mas já foi testado e aprovado para a elaboração de suco de outras frutas, como framboesa, morango, amora e mirtilo, respeitadas as especificidades de cada matéria-prima.

Clique aqui e assista ao vídeo

O Suquificador Integral
O Suquificador Integral, também chamado de processador, funciona à energia elétrica e processa até 70 kg de uvas desgranadas e esmagadas por hora, com um rendimento de pelo menos 35 litros de suco. É construído em aço inoxidável e montado de forma inclinada sobre estrado simples e rodas, para facilitar seu deslocamento.
 
Na parte interna, é constituído por tambor perfurado para colocação das uvas a serem processadas, o qual gira ao redor de um eixo central, facilitando a homogeneização da massa de uvas esmagadas. O processador é comandado por sistema eletrônico que permite a regulagem da temperatura, do tempo de aquecimento, da velocidade e do regime de giro do tambor interno.
 
Para a elaboração do suco de uva, além da compra do Suquificador, recomenda-se a aquisição de outros equipamentos auxiliares, como esmagadora manual, prensa manual e unidade de resfriamento. Segundo estimativa de João Carlos Taffarel, supervisor do Setor de Prospecção, Gestão e Avaliação de Tecnologias da Embrapa Uva e Vinho, o novo equipamento deverá ser comercializado a R$ 15 mil. "É um valor elevado em comparação às tradicionais panelas por arraste, mas bastante inferior se compararmos com o sistema tubo a tubo, que produz um suco integral, sem agregação de água, mas em maiores volumes", analisa.
 
O Suquificador Integral é uma alternativa viável para qualificar a produção dos pequenos vinicultores com um baixo investimento. "Contabilizamos todas as despesas necessárias e com a elaboração de cinco mil litros de suco por safra, o investimento será pago em até quatro anos", calcula Taffarel.
 
A nova tecnologia foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e apresentada aos produtores, que poderão encomendá-la diretamente na Monofrio, empresa parceira em seu desenvolvimento e responsável por sua comercialização.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agroindustria
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada