dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal      
Fitossanidade é foco do Circuito Tecnológico Etapa Milho
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Guilherme Viana, Embrapa Milho e Sorgo
11/04/2016

A partir de diagnósticos e entrevistas com produtores de milho do estado de Mato Grosso, o Circuito Tecnológico Etapa Milho terá como alvo nesta safra o tema fitossanidade. Realizado pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso) e pela Embrapa, com apoio do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), a terceira edição do circuito será realizada de 25 a 29 de abril. No total, são cinco equipes de especialistas com meta de visitar oito propriedades por dia.

O estado será dividido em quatro regiões, sendo que o principal polo produtor de milho (região Meio-Norte) receberá duas equipes técnicas. “Nesta safra, aprofundaremos a questão da fitossanidade das lavouras, avaliando pragas, doenças e plantas daninhas”, explica o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Alexandre Ferreira da Silva. “A definição do tema ‘fitossanidade’ foi feita a partir de demandas e subsidiará os processos de tomada de decisão por parte dos produtores”, explica o pesquisador.

Nesse sentido, após as visitas e diagnósticos, as equipes irão produzir documentos técnicos que poderão embasar as práticas de manejo das lavouras envolvendo o tema desta safra. Da Embrapa, participarão um especialista de cada área – pragas, doenças e plantas daninhas – além de um agente de transferência de tecnologia. “Essa é uma das inovações do circuito deste ano, já que esse último profissional poderá entender como ocorre o processo de difusão de tecnologias entre os produtores da região e como a Embrapa pode participar mais ativamente desse processo”, completa Alexandre.

Metodologia
As lavouras de milho serão selecionadas aleatoriamente e estão sediadas em propriedades altamente tecnificadas, em sua maioria. As equipes fazem entrevistas com os gerentes ou com os responsáveis pela condução dos plantios e serão observados principalmente aspectos relacionados à fitossanidade. Uma avaliação de campo, por amostragem, em talhões, também será feita, verificando a presença de doenças, plantas daninhas, insetos-praga e também a ocorrência de inimigos naturais e a realização de práticas sustentáveis, como a área de refúgio.

Na última safra, o Circuito Tecnológico Etapa Milho percorreu seis mil quilômetros em cinco dias, com visitas a 111 fazendas instaladas em 26 municípios do Estado. A área total de milho chegou a 151.928 hectares. A área média das fazendas foi de 3.917 hectares, sendo que a área cultivada com milho chegou a 2.858 hectares. A produtividade média registrada foi de 110 sacas por hectare. Acesse os resultados aqui. Abaixo, conheça os participantes da Embrapa e suas respectivas especialidades.

Embrapa Milho e Sorgo
Alexandre Ferreira da Silva – Pesquisador da área de Manejo de Plantas Daninhas
Luciano Viana Cota – Pesquisador da área de Fitopatologia
Simone Martins Mendes – Pesquisadora da área de Entomologia
Fredson Ferreira Chaves – Analista da área de Transferência de Tecnologia

Embrapa Agrossilvipastoril
Anderson Ferreira – Pesquisador da área de Microbiologia
Flávio Fernandes – Chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia
Rafael Major Pitta – Pesquisador da área de Entomologia
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada